quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Combustível adulterado

Vou contar uma história aqui que aconteceu comigo. Fui abastecer meu carro em um posto que não estou acostumado a ir, já tinham me informado que o combustível lá não era confiável, mas mesmo assim fui. Depois de colocar o combustível meu carro começou a engasgar e o combustível rapidamente foi consumido. Sem contar que no outro dia o carro demorou a pegar pela manhã.

Há vários postos na cidade que não tem "bandeira" e acredito que não sejam confiáveis.

Este, por sinal, até tinha bandeira, mas acho que fui ludibriado. É muito difícil nós sabermos se o combustível é legal ou não.

Eu faço o seguinte: abasteço sempre em um posto que vejo várias vezes o caminhão abastecer e este caminhão tem procedência.

Todo cuidado é pouco, porque senão os prejuízos são grandes.

Um comentário:

  1. 1)- O que é gasolina adulterada?
    – Gasolina adulterada é aquela que não está dentro das especificações legais, ou seja, que possui mais álcool ou mais solventes do que a lei permite. Apesar da lei fixar em 2% o limite máximo de solvente a ser misturado na gasolina e em 25% o do álcool, muitos postos não estão respeitando estes valores.
    2)- Por que ocorre esta adulteração?
    – Isso ocorre porque ao adulterar a gasolina aumentando a mistura de solventes, que são produtos químicos mais baratos, o dono do posto melhora a rentabilidade do negócio em até 10%.
    3)- O que pode acontecer com meu carro se for abastecido com gasolina adulterada?
    – O lucro fácil para o dono do posto representa, porém, possível prejuízo para o consumidor. Além do veículo perder desempenho e, consequentemente, consumir mais combustível, o consumidor pode ser obrigado a gastar ainda mais com uma oficina, já que a gasolina adulterada representa um risco para o bom funcionamento do carro. O uso freqüente de combustível adulterado pode causar vários defeitos
    O entupimento da bomba de gasolina que fica no tanque e leva o combustível até o motor
    A corrosão do sistema de injeção eletrônica
    Acúmulo de resíduos na parte interna do motor, causado pela queima de gasolina adulterada

    ResponderExcluir