quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saúde precisa de investimentos

Todos nós sabemos que a saúde no município melhorou um pouco, mas não está lá estas coisas, aqui e em todo Brasil.

Nada vai sair do lugar se não houver dinheiro vindo da União e do estado. Muito se fala em PCCS da saúde, mas podemos observar se a emenda 29 não for votada a favor da verba implementada nos municípios, nada vai sair do lugar.

Vejo muita gente se colocando a disposição, o que na verdade é fácil, mas não vejo mãos de ajudar para colocar em prática as soluções.

Acabaram com a CPMF e não há outro tributo para custear a saúde. Como fazer as coisas sem dinheiro?

Vamos ler a notícia:

Com o apoio do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), os aliados decidiram enfrentar a presidente Dilma Rousseff e manter a votação, no fim de setembro, do projeto que destina recursos da União, dos Estados e dos municípios para a saúde, apelidada de Emenda 29. O governo terá que correr contra o tempo e encontrar uma alternativa de financiamento para o setor.

A presidente vinculou a aprovação da proposta a novas fontes de recursos. À exceção do PT, os partidos da base e de oposição rechaçaram a criação de imposto para custear a saúde. O governo tenta emplacar a volta de um tributo, aos moldes da extinta CPMF. "Precisamos de uma fonte extra e eu não diria que a CSS está fora da mesa", disse o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

O projeto que regulamenta a Emenda 29 prevê a instituição da Contribuição Social para a Saúde (CSS). A conclusão da votação está pendente apenas do item que trata justamente da CSS. O movimento na Câmara é para derrubar essa contribuição no dia 28 de setembro e enviar a proposta para o Senado.

"Queremos mais recursos, mas não tem como ressuscitar a CSS", afirmou o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). "Não voto um novo imposto de jeito nenhum", disse o líder do PR, Lincoln Portela (MG).

"Espero que a Casa não se intimide com a ordem imperial da presidente (de não votar a emenda). Estamos convencidos de que há recursos; é uma questão de escolha do governo", argumentou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Saúde.

A oposição também afirma que há recursos no Orçamento da União para bancar a ampliação de gastos com a saúde e não aceita nenhuma alternativa que signifique aumento de carga tributária. "Há um sentimento geral de que não dá para criar impostos", resumiu o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA).





terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vida adrenalizada

Tenho visto muitas pessoas ficarem nervosas a toa. A vida que nós levamos hoje é muito, vamos dizer assim, uma vida adrenalizada, e isso está fazendo com que as pessoas pecam demais a paciência.

Brigas no trânsito, discussões entre vizinhos, em casa, no trabalho todo mundo só quer ver, ou a maioria das pessoas, o próprio lado, sem se importar com uo que as pessoas pensam ou fazem.

É impressionante como podemos perder o fio da meada em pouco tempo.

Vamos cuidar para que isso n]ão aconteça, afinal de contas temos este dever, de sermos civilizados.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Temos que abrir os olhos

Quero hoje comentar sobre esta questão de empréstimos. Todo cuidado é pouco. Sabemos que tem muita gente honesta e digna que trabalha neste ramo de atividade, mas infelizmente, como em toda profissão, temos aqueles que querem apenas se beneficiar e tirar proveito, ao máximo da boa fé das pessoas.

Principalmente as pessoas de mais idade têm que tomar cuidado com estes "espertalhões" que querem de qualquer maneira " empurrar " todo e qualquer tipo de empréstimo.

Outra coisa, muitos netos e filhos também se aproveitam desta situação deixando os mais velhos em situações complicadas.

Tenho visto muitos casos em que os da terceira idade estão sofrendo graças ao impulso ou a coação.

Temos que abrir os olhos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sempre acredito no povo da minha cidade

Estamos com o nosso Cidade Comunidade mostrando que o povo petropolitano é solidário e que nas horas difíceis podemos contar com ele.

O quanto fico feliz de ver várias campanhas, por nós realizadas,dando certo e efetivamente auxiliando a quem precisa.

Somos, todos nós, generosos, de uma forma ou de outra, mas ao meu ver, a solidariedade tem que ser incentivada, é nós usamos o serviço de comunicação para que isso ocorra.

Ao contrário de outros...

Quero agradecer a todos que colaboram nesta CORRENTE DO BEM.

Muito obrigado.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dia do Feirante

Quero dar os meus parabéns hoje a todos os feirantes de Petrópolis. Nesta data marcada para homenagear estes trabalhadores vamos reverenciar aqueles que trabalham duro e honestamente para sustentar as famílias. O prefeito de Petrópolis anunciou melhorias para a feira livre do centro, isso é muito bem, mas não é só isso que eles precisam. Principalmente respeito pelo trabalho difícil que executam é o que temos obrigação de ter. Não falo daqueles que emporcalham a cidade, mas sim, dos que nos trazem diariamente os produtos frequinhos que levamso para a nossa mesa e que trabalham de forma positiva. Obrigado a meus amigos feirantes pela dedicação e pelo bom trabalho, parabens.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Policiamento

Vivemos dias diferentes em nossa cidade, hoje não podemos mais agir da mesma forma como há 10 ou 20 anos.

Apesar da polícia fazer um trabalho digno e tentar dentro das possibilidades deixar o petropolitano seguro, o crime vem se organizando e modificando os nossos costumes.

Hoje vi uma reportagem de policiais em Goiás usando o aparelho de telefone celular para agilizar os atendimentos á população. Gostei da ideia. O número é exposto na viatura e o tempo de chegada dos policiais é menor graças a esta simples atitude.

Novos tempos, novas e boas ideias tem que ser implementadas.

Petrópolis é uma cidade relativamente pequena, que tal esta ideia para nossa cidade?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Internet = modificação social

Como se não bastasse, criaram o dia do Internauta. Acho interessante nós analisarmos este dias, hoje o mundo mudou graças a Internet e vem mudando mais ainda. No nosso programa por exemplo, conseguimos o imediatismo do que está acontecendo com a participação evetiva pelo facebook, e-mail e orkut. Conseguimos utilizar a Internet com o objetivo participativo e de mudanças sociais. Muita gente ainda está fora desta realidade, mas muitos já tem a net como ferramenta de construção. Muitos também , ganham a vida através desta ferramenta. Mas quero focar no que pra nós é o principal: a utilização da Internet para a modificação social. Participe cada vez mais e se envolva com o que realmente diz respeito a sua vida. A Internet é uma importante ferramenta. Parabéns aos Internautas.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Petrópolis para o mundo

Você já parou para perceber que a maioria das vezes que Petrópolis é noticiada em âmbito nacional é por causa de algum acontecimento ruim?

Quando o nome de nossa cidade é divulgado pelo sistema Globo, Record, SBT e outros, pode ter certeza que o fato não é bom.

Desta vez vemos o caso do escândalo envolvendo os veradores da cidade. Viagens e gastos não declarados e uma possível falta de transparência com o dinheiro público.

Não gosto de ver Petrópolis desprestigiada, mas a verdade é que não há uma estratégia do poder público para divulgação de nosso nome para quem não é daqui.

Precisamos sempre levantar a auto estima de nosso povo, já sofremos demais.

Alguma coisa deve ser feita.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

52 mil visitas

Chegamos a marca de 52 mil visitas. Muito obrigado a todos. Quase mil postagens minhas e muitas de nossos amigos que participam por aqui.

Não sei se é pretensão minha, mas acredito que estamos juntos escrevendo uma nova história para a comunicação em nossa cidade e porque não dizer para Petrópolis, através do envolvimento, da denúncia, da crítica, da participação que nos faz parte ainda maior de tudo o que acontece.

Vamos continuar por aqui, pelo facebook, pela TV, pelo portal, pelas ruas e comunidades.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Todo mundo perdido...

Constantemente as pessoas nos procuram para os mais variados tipos de informação, e vem até nós para tirar dúvidas das mais variadas formas.

É impressionante como a diversidade de endereços e o freio de mão da burocracia atrapalham a vida do petropolitano.

Os endereços mudam, as pessoas não são as mesmas e a população fica a deriva quando o assunto é solucionar problemas.

Não há uma uniformidade de informações e ao meu ver uma preocupação do poder público com as pessoas quando o assunto é o atendimento.

Um exemplo disso é a secretaria de fazenda ser na 16 de março e quem a procurar ter que subir "14.132" degraus.

Como, muitas vezes, uma solução depende de mais de um parecer ou de mais de uma secretaria, muitos ficam andando de um lado para o outro sem saber o que fazer.

Sei que isso também tem um pouco de parcela de culpa da própria população, uma parcela pequena,é verdade, mas o interesse sempre esbarra no: ISSO NÃO É AQUI, ou ESTE ASSUNTO NÃO É COMIGO.

Muita dificuldade para se resolver coisas pequenas, ás vezes elementares.

Que tal a criação de uma central de informações de serviços públicos municipais, ou de se ter um atendimento via telefone para direcionar as pessoas aos lugares e funcionários certos?

Fica a ideia.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fábrica de boataria

Ontem recebi um link para acessar um blog que dava a informação que a Igreja Universal do Reino de Deus estaria supostamente fazendo um concurso para pastor, que receberiam 8 mil reais.

Esta conduta é velha e está enraizada por todos os lados. Já vimos o que a gente chama de factóide, espalhados pelos quatro cantos, principalmente em blogs de interesses excusos.

Independente da opinião de cada um, ninguém tem o direito de macular a imagem seja da igreja ou de outra instituição, mas a democracia e a liberdade tem destas coisas.

Por isso, é importante que saibamos a fonte das notícias e saibamos interpretar o que nos chega como informação.

Boatos existem e vão continuar a existir, o importante é que tenhamos consciência de formarmos a nossa opinião através de fontes seguras e pararmos para refletir sobre tudo o que nos chega.

É bom que fiquemos atentos a este tipo de atitude para não compactuarmos com interesses pessoais.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

As obras são necessárias

Depois de muito tempo o Governo Federal, através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) está realizando a tão esperada obra na Estrada União e Indústria.

Claro que o trânsito na maioria dos dias está um caos e os motoristas devem evitar aquela via, mas acredito que este seja o preço a ser pago por nós.

Muitos estão reclamando que o asfalto usado está sendo reaproveitado, outros dizem que ainda há muitos desníveis na pista e outros ainda acreditam ser desnecessário passar por isso tudo.

Passei pelo local da obra hoje e vi imperfeições, por exemplo, a sinalização horizontal que não está sendo refeita, as faixas de pedestres e quebra-molas. Considero que estas questões teriam que ser resolvidas instantaneamente.

Mas, para o porte desta obra acho que está indo bem e que a melhoria vai ser sentida pelos motoristas que por ali trafegam.

Só acho estranho na página do DNIT não haver qualquer informação a respeito da obra e a Prefeitura não nos prestar esclarecimentos.

Diante de tantos escândalos, inclusive no Ministério dos Transportes,ficamos preocupados com isso.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CPTrans: até agora nada...

A Companhia de Trânsito e transporte da cidade deve ser uma empresa muito difícil mesmo de se administrar. Em pouco tempo já passaram vários nomes e ninguém fica e nem resolvem nada...

Correa, Pozzato, Alice, Fogaça e vamos nós...

Talvez hoje o problema mais grave deste governo seja o trânsito e o transporte.

Por razões políticas, por causas internas, por problemas de ordem pessoal, não sei. Só sei que a demora é muito grande para as soluções desta área.

Em muitas coisas a velocidade deste governo para soluções dos problemas é muito pequena.

Tomara que tenhamos soluções o mais rápido possível.

E que o novo responsável pela CPTrans seja divulgado e que efetivamente fique no cargo e ajude na sulução.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia dos Pais

Quero hoje prestar uma homenagem a todos os pais. Responsáveis pela educação e criação, os homens tem presença marcante na vida dos filhos.

A contribuição do pais é fundamental para que a criança de hoje, e o jovem de amanhã seja um cidadão honrado.

Quantas vezes discutimos, brigamos e questionamos as ordens de nossos pais, o tempo passa e vemos que ele estava correto.

O quanto devemos valorizar este posicionamento de chefe de família.

Você que tem o seu pai ao seu lado não perca a oportunidade de dizer que o ama. Você que infelizmente não pode mais contar com a presença física dele reverencie a memória do seu pai.

FELIZ DIA DOS PAIS!!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Combustível adulterado

Vou contar uma história aqui que aconteceu comigo. Fui abastecer meu carro em um posto que não estou acostumado a ir, já tinham me informado que o combustível lá não era confiável, mas mesmo assim fui. Depois de colocar o combustível meu carro começou a engasgar e o combustível rapidamente foi consumido. Sem contar que no outro dia o carro demorou a pegar pela manhã.

Há vários postos na cidade que não tem "bandeira" e acredito que não sejam confiáveis.

Este, por sinal, até tinha bandeira, mas acho que fui ludibriado. É muito difícil nós sabermos se o combustível é legal ou não.

Eu faço o seguinte: abasteço sempre em um posto que vejo várias vezes o caminhão abastecer e este caminhão tem procedência.

Todo cuidado é pouco, porque senão os prejuízos são grandes.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Saúde continua doente

Tenho recebido muitas reclamações da área da saúde, aliás, como sempre, e podemos observar que as pessoas que são atendidas pelos planos de saúde também são atendidas sem eficácia.

Os que precisam do SUS reclamam e a inoperância é realmente grande. Acredito que na cidade algumas coisas até melhoraram, mas muitas ainda temos para cobrar e esperar resultados melhores.

Os que pagame, e pagam muito, pelos planos de saúde também sofrem. Impressionante como no Brasil as coisas não funcionam nem pagando.

As filas são enormes, a qualidade do atendimento é precária e o preço é alto.

Infelizmente esta é a situação doente de nossa saúde.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Os Bombeiros e os trotes

Não sei se em outras partes do mundo acontrece isso, mas a questão do trote é coisa de País subdesenvolvido. Não dá pra imaguinar alguém com barba na cara pegando o telefone para passar trote para o Corpo de Bombeiros. E o pior é que segundo informações da coorporação, a maioria dos trotes é feito por pessoas adultas. Você já imaginou o quanto isso pode atrapalhar o trabalho dos Bombeiros e prejudicar a população? Enquanto o trote é feito, é claro, o telefone está ocupado. Fora o deslocamento da viatura e dos profissionais envolvidos, o desgaste dos trabalhadores, combustível, tempo perdido e muito mais. O telefone 193 serve para prestação de serviços e não paraqualquer outro fim. Os pais tem responsabilidade de ensinar isso aos filhos e os adultos, na minha opinião tem que ser punidos. Como diz o Casoy: Isso é uma vergonha!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O caso Núbia pode ocorrer aqui?

A ex prefeita de Magé foi cassada por supostamente empregar parentes e por denúncia de fraudes em licitações. É brincadeira o que a família Cozzolino durante mais de 20 anos fez naquela região e até hoje pouca coisa tinha acontecido contra eles. A petulância e a arrogância que impera no semblante da ex prefeita é algo assustador. Fico pensando nos políticos que empregam parentes de forma paralela e o quanto já fizeram de errado em nossa cidade, sem que nenhuma atitude fosse tomada. Aqui na cidade temos políticos há 20 anos no poder, ou mais... Será que isso é bom para a democracia? A tão falada "transparência" muitas vezes, é palavra só para constar de entrevistas e campanhas políticas. Agora, cabe a nós a investigação, a cobrança e a seriedade para que "Núbias" não se encampem por aqui.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cidade Comunidade - 4 anos

Hoje quero agradecer a grande família que há 4 anos estamos formando. O Cidade Comunidade tem a honra de estar presente nos lares petropolitanos, informando, contribuindo, auxiliando e porque não dizer mudando para melhor a vida de muita gente.

Estou muito feliz por ter conseguido este patrimônio indescritível que é o carinho do povo da minha cidade. Só tenho que agradecer a Deus a oportunidade do trabalho e a grande família petropolitana por tudo o que tenho recebido.

Muitas histórias, muitos feitos durante estes primeiros 4 anos.

Tenho trabalhado com a população há 25 anos e durante esta trajetória só alegrias e agora com o Cidade Comunidade, mais ainda.

Como é bom saber que o que mais amo fazer na vida repercute positivamente na vida da cidade que eu amo.

Hoje é um dia de muita alegria para mim, esta mesma alegria que espero transpor para você durante muito tempo.

Espero que nós, juntos, possamos realizar muito mais, contribuindo com Petrópolis de todas as maneiras, porque nós é que fazemso a história de nossa cidade.

Somos os verdadeiros responsáveis por nossa felicidade e vamos fazer sempre mais para que Petrópolis seja cada vez mais uma cidade ideal para se morar e criar nossos filhos.

Sou feliz por viver aqui!
Sou feliz por trabalhar aqui e ajudar a minha cidade!
Sou feliz por ter você na família do Cidade Comunidade!


Que Deus nos dê a oportunidade de fazer muito mais...

obrigado.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deficiente sim, inválido não

Temos muitos deficientes em nossa cidade, e consequentemente muitas dificuldades para estas pessoas que precisam de acesso, de socialização e de tudo os que não tem deficiencias tem. Aliás, os "deficientes" tem comprometimentos físicos, ams todos nós temos algum tipo de deficiência não é mesmo? As nossas a gente esconde. O poder público não pensa muito neste assunto. Quando tínhamos um deficiente como vereador as conquistas não foram muitas. Nós não pensamos como eles se sentem privados de muitas coisas, coisas simples que fazemos no dia a dia e que eles tem dificuldades. Não podemos admitir uma cidade, uma sociedade que não os trate como iguais.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mentiras na comunicação

Nos dias de hoje a informação está muito mais abrangente e democrática. Com a utilização da internet, nós temos em tempo real, ou quase, tudo o que acontece.

Mas temos que observar as fontes de informação, se ela é verídica ou não. Muita gente, observando os próprios interesses ou para destruir alguém, publica qualquer coisa, é impressionante a quantidade de fatos realcionados a este assunto.

Muita coisa de qualidade está sendo publicada, mas temos que ficar de olho no lance.

Atenção para a informação para não formarmos a nossa opinião através de meias verdades ou mentiras.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Volta às aulas

Chegamos ao mês de agosto e foram reiniciadas as aulas. A verdade é que não vejo por parte do poder público movimento para que a segurança de nossos alunos seja efetiva. Em frente a algumas escolas particulares vemos o poder público, através da CPTrans, auxiliando a entrada e saída dos alunos, como por exemplo na Avenida Ypiranga. Não vemos isso próximo a escolas públicas frequentadas por alunos de baixa renda. Além disso, sinalização inadequada, falta de profissionais no trânsito,desrespeito de motoristas e a ausência de programas educativos para o trânsito. Engraçado como nunca vemos medidas a médio e a longo prazo serem tomadas. Não sei se aqui daria certo, mas em outras cidades temos ônibus especiais para alunos da rede pública. É uma ideia. Vamos tratar de forma mais adequada os alunos da rede pública e respeitar mais o direito de nossas crianças.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Há necessidade?

Quero analisar junto com você se era realmente necessário que a Câmara Municipal gastasse quase 100 mil reais para fazer uma festa. Tudo bem que a festa é tradicional e que acredito ser necessária sim, mas porque no castelo de itaipava? Segundo o presidente da casa, vereador Paulo Igor, outros lugares foram contactados, mas não estavam disponíveis. O vereador Oswaldo do Vale criticou tal posicionamento.

A minha dúvida é porque a assessoria da Câmara não me responde quando questiono sobre os gastos realizados. Se não deve, porque isso acontece?

Vejo hoje uma tentativa muito grande de promoção pessoal na casa Legislativa e vejo poucos vereadores cumprindo o papel de cobrança ao Executivo e de formalizar ideias produtivas para a cidade.

Vejo algumas instituições civis cobrando explicações destes valores, mas considero que a Câmara deveria ser mais transparente.

Nada contra a festa, mas a favor de sabermos como está sendo usado o nosso dinheiro.

Outra...e os carros comprados pela Câmara? O preço do mercado era menor do que o da aquisição e ficou mal explicado.

Outra vez não tive resposta...