terça-feira, 23 de outubro de 2012

Democracia tem mão única

Hoje quero conversar com você a respeito de um assunto que me intriga e tenho certeza intriga você também.

Todos os candidatos pedem o nosso voto, se esforçam para apresentar as melhores propostas, multiplicam esforços para mostrar que são os melhores.

Precisam de nós, eleitores.

Mas e depois de eleitos? Temos o direito de tirá-los? Como vamos fazer se a maior parte da população não estiver satisfeita com os serviços prestados? O candidato é uma pessoa jurídica, uma empresa, que presta serviços a nós.

E aí?

Se o serviço não estiver adequado às necessidades da nossa população o que fazer?

Deveríamos ter o direito de tirá-los de lá.

E outra: muitas propostas dos dois candidatos são muito positivas. Por que não registrá-las no Cartório e deixar o mandato à disposição caso não consiga pelo menos efetivar metade delas em quatro anos. Ou pelo menos dar um esclarecimento público dos motivos que levaram ao suposto não cumprimento?

O foto é que a democracia muitas vezes tem mão única. Daí a importância do voto e da nossa decisão.

enquanto não tivermos uma sociedade civil mais organizada que tenha ideais vai ser difícil mudar esta posição.

5 comentários:

  1. Obrigado Roberto, pareceu até que você aproveitou a minha opinião no seu comentário de ontem, dia 22 de outubro, quando eu falei do Direito que deveríamos ter para tirar dos cargos os políticos que nós mesmo, tivemos o Direito de colocar.
    É disto que estamos falando!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Roberto; Uso o teu bordão: É disso que eu tô falando!

    ResponderExcluir
  3. Você traduziu meu pensamento e o de muitas pessoas... Como é fácil prometer saúde, educação, transporte, emprego, paraíso, etc. e depois não cumprir nem 1% e dizer: mas eu peguei a prefeitura com uma dívida de 1 quatrilhão... Poxa, quando esses caras vão responder por alguma coisa?

    ResponderExcluir
  4. CARTA ABERTA AOS MEUS AMIGOS PETROPOLITANOS!
    Queridos amigos!
    Estou aqui, para pedir a todos vocês que me consideram amigos e ainda podem optar por escolher em quem votar amanha para prefeito de nossa querida Petrópolis, que ainda não tenha uma opinião formada, pois não desejo interferir no livre arbítrio de ninguém, que pensem com carinho e amanha, ao saírem de seus lares para votar, de a Petrópolis a oportunidade de renovar!
    De colocar n Prefeitura um candidato que poderá fazer por Petrópolis coisas novas que outros que já tiveram no poder não fez.
    Acredito que nesta eleição de 2012 Petrópolis estará mostrando nas urnas, que tipo de cidadão esta cidade comporta!
    Se àqueles que amam as cidade e deseja sempre o melhor para ela, renovando as esperanças de mudanças para melhor?
    Ou se entregará a cidade nas mãos de quem já teve o poder e saiu, deixando a desejar e com conduta duvidosa.
    Não devemos acreditar em boatos, vamos olhar as provas que temos e votar consciente!
    Espero sinceramente que meus amigos reflitam, e que amanha, antes de apertar o botão confirma, vote com consciência para que possam dormir tranquilos sem alimentarem a culpa de entregar a cidade por mais 4 anos nas mãos de quem só quer se beneficiar.
    Vamos tentar não ser indiferentes a esta oportunidade que Petrópolis esta tendo de renovar colocando um jovem que se dedicará a fazer Petrópolis crescer!
    Vamos pensar na Cidade Petropolitana!
    Colocando na Prefeitura um candidato que terá todo apoio do Governo estadual e federal proporcionando à nossa Cidade a oportunidade de Crescer e não ficar mais 4 anos estagnada!
    Vamos pensar no povo Petropolitano por um todo e não apenas em si próprio!
    Vamos pensar num futuro melhor para nossos filhos e netos!
    Vamos renovar e dar a oportunidade de quem ainda não teve de mostrar a que veio
    Pois quem teve a oportunidade e não fez
    Perde a Vês
    Conto com a conscientização dos meus amigos e de todos os Petropolitanos.
    VOTO 15
    Ely Pomin
    Espaço Aberto

    ResponderExcluir
  5. Prezado Roberto, bom Dia! Meu nome é Eleonora Calegari, sou petropolitana, resido nesta cidade, tenho 52 anos, sou professora de idiomas (alemão e espanhol) e estou de pleno acordo com você, no que se refere ao direito do cidadão e / ou, da cidadã, de poder ter o direito de solicitar o afastamente "desse ou daquele candidato", que, depois de eleito, não cumprir com suas promessas. Tenho por opinão, também, não querer utilizar esse direito (caso o mesmo possa ser democraticamente exercido)sem antes, esperar o transcorrer de um prazo "X" a ser estabelecido por lei "Y", a qual espero seja em breve sancionada, junto à mesma que vá prever meu direito de, através de voto, solicitar a retirada e posteriror substituição do candidato eleito, objeto do não cumprimento / efetivação de suas propostas de campanha. Tenho também a aduzir a este comentário, que não acho justo que sejamos todos obrigados a votar. Se estamos numa sociedade democrática, o voto deveria ser (como na minha modesta opinião o é)um SAGRADO DIREITO do cidadão brasileiro! Tenha um excelente dia e parabéns pelo seu Blog! Atenciosamente, Eleonora

    ResponderExcluir