sexta-feira, 7 de maio de 2010

Segunda UPA

O prefeito Paulo Mustrangi anunciou nesta sexta-feira a desapropriação do terreno onde funcionou a antiga Churracaria Maloca, na Rua Washington Luis, no Centro, para a instalação da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. As negociações em torno da desapropriação do terreno para fins de utilidade pública ocorreram no último mês, sendo efetivada através dos Decretos n º 219 e nº 220 , que serão publicados no Diário Oficial do Município.

A UPA será do modelo 2, com capacidade de atender cerca de 300 pacientes/dia e contará com uma equipe de quatro médicos, entre pediatras e clínicos gerais, e entre 9 e 12 leitos. As UPAs funcionam 24 horas e foram criadas para prestar o atendimento de urgência e emergência da população. Os profissionais recebem os pacientes e avaliam cada situação. Os pacientes podem ser tratados no local e liberados, permanecer em observação por até 48 horas ou serem removidos para um hospital, em casos de natureza cirúrgica ou trauma.

4 comentários:

  1. UPA!
    E vai ter lá médicos, enfermeiros, remédios?
    Espero que sim.
    Mas gostaria de lembrar que de acordo com o número de habitantes, há que se construir mais.
    E habilitar as outras unidades - tomara!

    ResponderExcluir
  2. Só para lembrar...ainda não passou pela câmara de vereadores...tem que ser aprovado primeiro!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. NÃO TEM A VER COM SAÚDE MAS - PENSANDO BEM - TEM SIM , JÁ QUE O PROCESSO DE SAÚDE COMEÇA NA MENTE.
    AJUDE.




    Gostaria de denunciar o descuido que os alunos da Rede Pública em Petrópolis estão conhecendo.
    _ Diretores e Diretoras de Escola que - apesar de formação acadêmica, enviam "em massa" , crianças até mesmo as menores, para neurologistas, para serem medicadas com tarja preta pois são crianças agitadas.
    Rotular crianças como hiperativas ou deficientes de atenção é fácil e tais crianças não têm em maioria, nenhum apoio ou motivo para demonstrarem interesse pela escola, pois o nível do que lhes está sendo oferecido não as atinge - tanta é a mesmice e o tédio da Escola em relação a tais alunos.
    Isso, sem contar que há sim, discriminação para com filhos de assalariados ou dos de classe mais pobre, pois um sentimento de falsa superioridade é comum entre os dirigentes das escolas por aqui .
    A merenda escolar é feita ( com exceções raras) como fosse ração de soldado raso e as crianças reclamam quando têm uma refeição melhor digo, comida, pois na maioria dos casos, tal refeição é biscoito e suquinho artificial. ( Não há nutricionistas no Município?)
    Há falta de professores e há escolas onde determinadas matérias simplesmente não existem. O Município não contrata e não abre concurso.
    Inspetores fazem as vezes de faxineiros, faxineiros são imediatos das diretoras, fazendo serviços particulares , e os professores, completamente desestimulados.Com razão.
    Os livros doados ´pelo MEC são 1 para cada 3 alunos _ está claro que ninguém conseguirá sentir-se com entusiasmo para o estudo e está claro para os alunos que de forma alguma estão sendo considerados.
    Sabemos que as verbas federais chegam e o que é feito?
    PROJETOS NO PAPEL E NÃO SAEM DISSO.

    Outro fato: Não havendo todas as matérias nas escolas, as crianças são dispensadas sem qualquer aviso aos pais e os pais não têm noção se as crianças estão na escola ou pelas ruas.
    Descaso, discriminação, descuido, incompetência, falta de compromisso.
    Não sabemos mais a quem recorrer pois já enviamos protesto e denúncia e sugeriram que fôssemos à Secretaria Municipal - que nada faz - a não ser para as escolas consideradas de vitrine.
    Esperamos que algo seja feito e imediatamente pois todas as crianças e jovens merecem maior cuidado ( no sentido do cuidado proposto por Leonardo Boff )
    O caso é grave e em escolas de bairros , tais aspectos são mais graves ainda.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Hoje 23/05, a Prefeitura se manifestou, com relação as UPAs! Descobriu que o governo federal não custeia os médicos, o que eles entendem de parceria? O que a secretária fez? Não leu o projeto? Já cantei esta bola aqui sobre as UPAs há meses...Será que nós somos tão "burros" assim? Ainda não vão dar o ajuste do professorado, por causa disso, esperem e verão...
    Gente nem Deus ajuda este povo!
    Abraços

    ResponderExcluir