quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sobre a educação

O assunto do momento infelizmente é este: a educação e os problemas inerentes a esta secretaria. Temos acompanhado de perto todo o desenrolar desta patética situação. Digo isso porque acredito que assuntos como os que estão sendo abordados não deveriam chegar a este ponto, falta de diálogo.

Impressionante como há coação por parte dos grevistas em relação a quem está exercendo as funções, como também por parte de alguns membros do governo em relação a quem está ou quer entrar em estado de greve.

Democracia não é isso. Vi hoje em um jornal que 182 escolas e creches municipais continuam com os mesmos diretores do governo passado. Colocar política a frente dos interesses populares não!!!

Merendas estragando, crianças que não tem o que comer sem poderem ir à escola, professores desmotivados e ganhando muito mal, secretária que não dialoga, prefeito que não assume responsabilidades, bola de neve que cresce a cada dia devido a desmandos que não vêm de hoje.

Infelizmente mais uma vez Petrópolis está tentando tapar buracos e perde tempo sem se desenvolver.

Acredito num resultado final positivo pra todos, mas também acredito que precisamos de projetos que dignfiquem o servidor, que construam um futuro melhor pra nossas crianças e que efetivamente façam nossa cidade um lugar ainda mais especial.

15 comentários:

  1. Roberto, o pior é que agora querem a cabeça da La Cava, cá entre nós, é muito descaramento, mesmo...Ela passou este tempo todo tentando ter acesso ao prefeito, para discutir este asunto, e o objetivo do governo, era a ponte aérea Rio-Brasília para pedir verbas (e sem projetos!)acharam que era fácil, enfim depois do "sabão" que deu na secretária em público na prefeitura intinerante, quer passar por mal acessorado, haja cara de pau!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. Roberto Costa, boa tarde.
    Ao ler seu comentário sobre as Diretoras das escolas Municipais, percebi que o Sr. repercutiu o que leu no jornal a respeito de pertencerem ao governo passado, o que ocorre, e o Sr sabe disso, na realidade é que as Diretoras lá estão ha vários anos, por competência e com apoio da Comunidade, pois a maioria foram eleitas, pelos professores e pela comunidade do entorno, ainda no governo Leandro Sampaio. Repercurtir matéria oficial e tendenciosa, é desmerecer a capacidade de mobilização da categoria, é chamá-los de idiotas, por não reconhecerem quando estão sendo manobrados, por essee ou aqueles. O servidor concursado, e o Sr. já esteve lá, quando exerce, por competência, um cargo é logo vinculado maldosamente ao governo anterior pelos que sucedem, mas logo percebem que as Funções gratificadas só podem ser exercidas por servidores de carreira, por isso tiram aqueles realmente comprometidos com o governo anterior e ficam com os servidores que não se metem em politica, ou seja a grande maioria. Por isso Sr. Roberto Costa não divulgue esse tipo de informação pois são injustas e procuram jogar mascarar as ações de um Governo inpepto, inábil, incompetente e mentiroso. não se misture, pois o Sr. conqueitou grande respeito de parte da população Petropolitana, que não é boba e sabe muito bem quando está sendo mal informada.
    Com relação a merenda escolar falo do que vivo pois minha filha estuda na escola Rosemira, no Itamarati e vem dizendo todos os dias que não tem merenda na hora do recreio, as vezes aparece umas bananas ou maçã, que não dá para todo mundo. Por favor vá lá e entreviste aos alunos e eles vão te responder com sinceridade e sem nenhuma tendencia política.
    Outra notícia diz que o Prefeito está, como havia prometido, conversando com os profissionais de Educação que voltaram ao trabalho, por isso foi às escolas para conversar , ou seja está conversando com as diretoras gerais e adjuntas , que ocupam funções de confiança e com os PELEGOS, que furaram a greve e nunca pararam, grande sindicalista esse prefeito.

    ResponderExcluir
  3. É muito fácil todo mundo ficar procurando culpados. Vamos jogar a culpa em A,B ou C.Na verdade o rolo tá tão grande que todos temos nossa parcela de culpa.Deveria voltar a ter eleição para diretoras, deveriamos saber votar nos politicos, a Sandra la Cava deveria ser mais competente, os professores mais exigentes e assim vai... Mas o momento histórico é muito bonito, pois mostra que o povo tem força, independente da opinião de cada um...uma vitória da dignidade, um resgate da palavra honra, uma luz no fim do túnel.

    ResponderExcluir
  4. É muito triste tudo isso eu votei no prefeito porque ,porque foi até o meu trabalho ele disse que teria o compromisso com a saúde e a educação ,já estava cansada do antigo prefeito ser médico e a saúde estava esquecida , mas infelizmente a choque acreditei em papai noel pensei que como ele é do partido dos trabalhadores e o PRESIDENTE no mesmo partido Petrópolis teria alguma chance de crescer mas

    ResponderExcluir
  5. A greve continua, infelizmente. Não precisaríamos chegar a este ponto. Já está ficando cansativo para todos. O prefeito não aparece e nem dialoga com os representantes do sindicato, apesar dele estar dizendo em todos os jornais, que está falando com os servidores. Em todas as reuniões que tenho ido, ele nunca aparece, e nem tem negociado.
    Estão agora muitos setores envolvidos, Saúde, Obras, vários outros Sindicatos. Todos esses problemas já vêm sendo engolido por todos nós, cidadãos, diariamente em relação ao transporte, à pavimentação das ruas, à falta de médicos e medicamentos nos hospitais, à falta de segurança na nossa cidade.
    Na verdade, isso está sendo um grito de todos os setores que estão comprometidos com a população, que prestaram concurso e se comprometeram com o cargo que iriam exercer. È muito ruim, nós educadores, entramos na escola e não vermos uma merenda adequada para os alunos, NÃO POR CULPA DAS MERENDEIRAS, mas pelo cardápio e pela má qualidade dos alimentos que chegam à escola. É péssimo ter que pedir papel higiênico, detergente, desinfetante para os pais. Fazer vaquinha para comprar gás, pois na escola não tem dinheiro para pagar?
    É duro, sabe? Evitamos passar isso para vocês, para não prejudicar o governo e nem sermos prejudicado também. Chegou a hora, e é um grito de basta! Não é justo estarmos trabalhando para recebermos menos que o salário mínino, enquanto os secretários do governo, recebem mensalmente nove mil reais. Termos dois salários diferentes, para os professores uns recebem 780 e outros 1.038 e todos exercendo a mesma função. Isso é uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!
    Pagamos todos os impostos devidos e até os que nem deveríamos pagar, e recebemos serviços de má qualidade? Temos que parar de pensar pequeno e nos contentarmos com o que estão nos oferecemos, pois nada é gratuito tudo é pago através dos nossos impostos. Elegemos um Prefeito e não secretários e queremos que ele tome as devidas providências em prol a população.
    Não fiquem preocupados, com a matéria e nem com a merenda. Nós professores, não queremos prejudicar os alunos, como alguns pais estão falando, por até desconhecer o que está sendo reivindicado. Estamos lá por vocês, pelos alunos e por nós educadores ( professores e apoio). A matéria será reposta, haverá se necessário a reposição das aulas e o nosso comprometimento com os alunos será cumprido. Sabemos que eles são as peças fundamentais do nosso trabalho.
    Conto com o seu apoio, para explicar o que está acontecendo, para os outros que conhece. Peço que nos alivie das acusações que o Senhor Prefeito, que nada assume e só coloca a culpa nos outros.
    Não somos irresponsáveis, pelo contrário, estou a cada dia mais orgulhosa da minha classe, que está alertando e educando o povo. Estamos fazendo aulas públicas na praça e mostrando e demonstrando o que é CIDADANIA e responsabilidade SOCIAL. Saímos dos livros e das salas e fomos às ruas por na prática. Saiba que esses educadores que lá estão, saberão como ninguém educar devidamente seus filhos para o cumprimento das leis e cumprir o seu papel enquanto cidadãos.
    Letícia - Servidora Pública.

    ResponderExcluir
  6. Petrópolis, 21 de maio de 2010.
    Aos pais, alunos e comunidade.

    Nossa jornada não está sendo fácil, estamos há um ano aguardando do prefeito respostas às nossas reivindicações e não deixamos de cumprir nosso trabalho até agora, porém não agüentando mais ouvir que ele não tem dinheiro,visto que a prefeitura recebe uma verba do Governo Federal para investir na Educação, decidimos, então paralisar no dia 13/05 a fim de tornar pública a situação em que a Educação se encontra e descobrimos que a Saúde também passa pelos mesmos problemas:salários baixíssimos (menos que o mínimo), jornadas de trabalho prolongadas, falta de recursos, além das péssimas condições de trabalho.
    Não estamos de braços cruzados, todos os dias estamos nas ruas (situação humilhante para nós) protestando, expondo ao prefeito e a toda população as nossas dificuldades nas escolas e creches. Porém, não houve até o momento qualquer manifestação do Prefeito em tentar negociar. Não fomos recebidos e além de tudo, as portas da Prefeitura (casa do povo e não do Prefeito) se encontram fechadas para nós (desrespeitando mais uma vez nosso direito enquanto cidadão e servidor da P.M.P).
    Desde o dia 14/05 não descansamos nem um dia sequer, estamos na luta, buscando apoio das pessoas e divulgando nossa insatisfação.
    Além de um salário digno para todos, lutamos por melhores condições de trabalho, merenda de qualidade para nossos alunos.
    Gostaríamos de passar para vocês o quanto tem sido difícil para todos nós continuarmos nessa situação, porém não podemos deixar de lutar, precisamos somar nossas forças ao nosso movimento, por isso pedimos a colaboração de todos vocês para que possamos vencer esta batalha.
    Aproveitamos para assegurar a todos que as aulas perdidas serão repostas sem qualquer prejuízo aos alunos, este compromisso assumimos com todos, pedimos que não se preocupem agora, estaremos dispostos a conversar sobre esta reposição assim que saímos desta situação humilhante em que nos encontramos hoje.
    O mais importante agora é sair desta luta com vitórias, esta é a nossa chance de fazer valer o nosso voto. Afinal fomos nós que o colocamos na posição em que se encontra hoje, ou seja Prefeito da cidade, não pode continuar virando as costas para nós, eleitores, antes de tudo. É preciso que ele honre a sua condição de Prefeito da cidade de Petrópolis e se mostre disposto a nos escutar.

    Obrigado a todos que se mostraram pacientes e compreensivos com as nossas manifestações na cidade.

    ResponderExcluir
  7. Lendo todos esses comentarios peço ao PREFEITO,que pense na suas atitudes,o povo que voltou nele a maioria esta com seus filhos sem ensino.

    Esquece o governo passado,isso não resolve o caos que esta começando.

    ResponderExcluir
  8. sou uma mãe muito preucupada acho q esta sendo um esageiro. as merendeira resebem R$ 418 por mes
    e as professoras do colejos municipais tem o pição
    porque pode da aulas em varias outra escolas agora as merendeiras não

    por que as professoras saem dos colegio particulares e vao para os municipais por elas tem privilegio

    ResponderExcluir
  9. Roberto, depois de ler todos os comentários postos aqui fico perplexa, porque deixar as coisas chegarem a este ponto,por que não foram antes para as ruas e reivindicarão ?
    Acho que tudo isso já chegou ao limite e alguém tem parar com essa pouca vergonha. Cadê nossos governantes (deputados senadores) que estão vendo a coisa pegar fogo e não aparecem para intervir?
    Ate quando nossos filhos ficaram em casa sem aula?Ate mesmo porque tem escola dando aula para o 3°, 4° e 5°ano enquanto os outros ficam na espera, por mais quanto tempo terão que esperar pela boa vontade de se chegar a um acordo. Quem esta perdendo são nossos filhos que se bobear terão que estudar nos sábados ou então nas férias, sendo que muitos fazem aulas de esporte no sábado pago e não de graça, quem vai nos ressarcir por isto?
    Os professores dizem que os alunos não saíram perdendo, mais ta na cara que vão sim! Quero só ver o que eles iram fazer para por toda a matéria em dia, eu acho que vira é muito dever de casa e tudo sem explicação como em muitos já acontece. Eu estou de olho e quem vai para prefeitura e escola brigar será as mães,ai sim o caldo vai engrossar.um forte abraço amigo que nos ouve.

    ResponderExcluir
  10. acho que agora ja deu, manda todos os que não querem chegar em um acordo para o olho da rua, contrate gente nova pois tem muitos professore sem emprego doidos para ganhar um dinheiro pouco mais deles.

    ResponderExcluir
  11. Roberto, como pode o Tribunal de Justiça afirmar que a greve é ilegal, desde outubro de 2009 o SEPE está tentando negociar será que pensaram que era o SISEP, terrível, hoveram assinaturas em geral, isso quer dizer que todos os funcionários aceitaram o SEPE como seus sindicalistas e afinal de contas eles são do Estado do Rio de Janeiro e realmente estamos satisfeitos com os trabalhos deles já que o SISEP jamais fez ou fará coisa parecida, estou realmente indignada, sou professora aposentada e já passei muito por isso, só com uma diferença,jamais havia um resultado satisfatório para os funcionários, os dias foram repostos, as matérias em dia e nada de reajuste, sempre foi assim com o SISEP e o nosso Prefeito Paulo Mustrangi poderia se lembrar de todas as participações dele nas nossas greves em cima da kombi e com microfone na mão, em todas ele participou e agora se nega a negociar...entre no link e veja...no portal da transparência...

    http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2010&SelecaoUF=1&SiglaUF=RJ&NomeUF=RIO DE JANEIRO&CodMun=5877&NomeMun=PETROPOLIS&ValorMun=38.722.527,27

    Parabéns pelo programa e obrigada pela força, beijo na Dani... Mara.

    ResponderExcluir
  12. Agora a GREVE DA SAUDE....QUE BOA DITADURA SR PREFEITO!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Para a pessoa acima que disse que a solução é nos mandar embora refletir: não podemos ser mandados embora,pois passamos por um concurso público para servir à Prefeitura.Por que não merecemos ganhar reajustes anuais? Estou ganhando apenas duzentos reais a mais do que quando entrei há 15 anos.Você concorda com isso?

    ResponderExcluir
  14. Após ler todos os comentários pude ver que estamos instalando em nossa cidade o verdadeiro caos ...

    Infelizmente deixamos que a água ficasse represada por tempo demais, houve omissão ... por tempo demais ...e na intenção de não se ficar sobre o muro temos que tomar o cuidado em não sermos individualistas.

    Espero que nos voltemos mais para Deus e não nos esqueçamos que cada um de nós tem para com Ele o compromisso de Evangelizar, de ser seu Profeta frente as injustiças e ajudar na construção de um verdadeiro mundo.

    Paz a todos !

    Fiquem com Deus !

    ResponderExcluir
  15. Desculpe o comentario acima, mas...DEUS,nao esta em todos!

    A injustiça se instalou no PREFEITO DE PETRÓPOLIS.

    Não seja ilusoria,nem DEUS pode mudar a ditadura imposta pelo PREFEITO.

    QUE DEUS CUIDE DO POVO DE PETRÓPOLIS.

    ResponderExcluir