quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pertubações religiosas

Quero mencionar hoje aqui no blog o número de igrejas que têm sido abertas na cidade. É impressionante, em qualquer bairro, em qualquer comunidade abrem-se portas utilizando-se os mais variados nomes em nome de uma divulgação dos postulados de Jesus.

Não estou falando que isso é bom ou é ruim, mas me deixa intrigado o porquê deste fato.

Acredito que os "fiéis" não se satisfazem com os cultos ou o posicionamento dos pastores,ou tem a vontade de também serem pastores, realmente não sei.

Acontece nas mais variadas denominações religiosas. É um movimento da pós modernidade, ou se caractériza por interesses pessoais, ou realmente é uma oportunidade de divulgação do cristianismo, ou há facilidades financeiras, ou...?

Realmente ainda não tenho uma posição firmada sobre este assunto.

Ainda acredito que religião é o " Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos ".

3 comentários:

  1. É. Religião é isso, esses 2 simples mandamentos que o Mestre dos Mestres nos deixou - você tem razão e conheço ateus que amam muito mais do que gente que bate no peito em nome de Jesus ou seja lá o que for.
    As "religiões" que mais adeptos têm conseguido são justamente as que propõem um amor a Deus de modo radical. As chamadas evangélicas e o islamismo. Penso que as pessoas buscam esse modo extra obediente de "amar a Deus" por uma total incapacidade de amar ao próximo - tanto que são "religiões" que discriminam muito. E discriminar é a coisa mais diabólica ( olha aí o prefixo "dia" = o que separa.
    Católicos, budistas, espíritas, evangélicos, xintoístas, sufistas, umbandistas, seguidores do candomblé,muçulmanos, judeus - desde que radicais, já não estão em verdade em "religare" algum. Porque se dizem detentores da verdade e do paraíso. A vaidade.

    Tanto a missa católica quanto os sermões dos pastores, tornaram-se algo mecânico e quem segue quer mesmo isso - dá menos trabalho.

    Inteligente, por ex. é o Frei Moser, que fez um ritual do fogo lindíssimo na semana santa - porque ele sabe que a mística deve acompanhar o rito. Sem mística, não há o lúdico e sem o lúdico não se cria a disposição da alma prá vivenciar a religião.

    Um passe no kardecismo vem com mística.
    O gestual e as vestes muçulmanas vem com mística.
    Um terreiro de umbanda ou candomblé têm mística.
    E por aí vai.
    Até os gritos dos pastores têm u'a mística.

    Mas tudo isso, é a necessidade da associação do mistério que temos no nosso "chip" desde sei lá quantas reencarnações.

    Agora, fazer disso uma prisão é covardia.

    Deus criou as asas e as religiões inventaram as gaiolas.
    E quem não sabe usar as asas do espírito, da alma, sentem-se seguros é na gaiola mesmo.

    Como a maioria de nós, tive uma formação católica mas não sou praticante de nada - vou quando quero. Assim como entro na sinagoga, leio Kardec, a Bíblia, o Corão, tenho 3 livros do rabino Niltom Bonder, leio Krishnamurti, leio Lobsang Rampa ( só em sebo se encontra),tenho um amigo pai de santo de candomblé, gosto dos arquétipos dos orixás e tudo isto, livremente, porque sei que se eu não perdoar, se eu não amar ( no sentido de me colocar no lugar do outro), eu estarei na verdade mentindo descaradamente.
    E apesar de toda essa parafernália eu sei que os 2 mandamentos do Cristo é que devem nortear meu dia. Às vezes consigo. Às vezes escorrego.

    E é por essa incapacidade de amar ao próximo que faz com que as pessoas se tornem evangélicas ou sei lá mais o quê - desde que isso as afaste da solidão do desamor que têm em si mesmas e os pastores se aproveitam disso sim.

    Uma síntese muito interessante é o livro "A Viagem de Teo" - às vezes encomendando se acha.

    Desculpe aí o exagero da resposta - mas este é um tema pelo qual sou apaixonada ( nem se nota né?)

    O hiduísmo diz que não se deve confiar num Deus que não dança entre todos os seres e isto significa : diversidade mas só pode compreender diversidade quem percebe ao menos vislumbra o poder do amor Crístico - que também é movimento.

    Cristo vomita em quem é morno e manda que os mortos enterrem seus mortos - deu a dica.
    Louvado seja!

    ResponderExcluir
  2. Já fiz o mesmo questionamento,e cheguei a varias respostas.Só acho um absurdo que o homem possa ter interesse financeiro na FÉ.

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Desde que o Homem começou a perceber que raciocina(?), procura conhecer esse "UNIVERSO" ou poderíamos dizer, conforme os astronomos, se teremos "POLIVERSO", pois a preocupação de todos é a resposta de quem criou tudo ... que nos rodeia. Faith no more (fé nunca mais) na banda de rock; pois outros por comodismo aceitam em crer naquilo que lhe é dito. Sinto as pessoas de Hoje como aquelas do período da Escuridão que concordavam com o pouco que lhes era dito. Fixismo ou Evolucionismo ???
    Eta idade, apesar dos pesares, sem evolução e progresso, extinção é para sempre.

    ResponderExcluir