quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mais um passo

O prefeito Paulo Mustrangi, cumprindo determinações da Lei, comunicou que vai fazer uma audiência pública sobre o transporte coletivo da cidade, no próximo dia 30, as nove da manhã, no teatro Santa Cecília.

É mais um passo para que tenhamos a esperada licitação para novas empresas de ônibus em Petrópolis. As empresas que se interessarem devem estar em dia com o fisco e, segundo informações da Prefeitura, absorver os trabalhadores das empresas atuais, além de terem que quitar a verba investida pelo Executivo, que hoje, gira em torno de R$ 6 milhões.

Quero defender aqui a classe trabalhadora, que possivelmente deve pagar mais uma vez.

Não podemos admitir que estes motoristas, cobradores, fiscais etc. tenham que lutar pelos direitos trablahistas na Justiça e além disso, ficarem desempregados.

Claro que sei, há um plano de estudos para que as empresas possam vir para cá. Mas fico pensando...tendo que pagar um valor que, na verdade ela não tem nada a ver com isso, além de Petrópolis ser uma cidade geograficamente complicada para atender a diversos pontos das 93 linhas que serão assumidas, além disso, o investimento em ônibus novos etc...

Será que vamos ter candidatos para ocupar estes lugares?

Aposto que no próximo ano este problema, depois de mais de 15 anos de espera, terá uma possível solução.

Não aguentamos mais tanta morosidade.

4 comentários:

  1. antes tarde que nunca... mas parece uma eternidade para nós, usuários, este processo que faz de cada dia de trabalho um suplício dentro dos terminais e dos coletivos.

    ResponderExcluir
  2. Roberto você que sempre lutou pela causa dos menos favorecidos gostaria de pedir que você não abandone estes funcionários destas empresas que com você mesmo disse ter que ir a justiça para receber os seus direitos seria uma grande covardia além de provavelmente ficarem desempregados e nesta espera para receber quem vai sustentar os seus filhos, sabemos que a justiça neste pais e lenta e infelizmente não podemos acreditar no que diz os governantes.
    Roberto pelo amor de Deus não abandone estes pais de família nesta hora tão difícil e de tantas incertezas.

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja um interesse dele politico,em terminar com esse problema.....
    enquanto isso.......o povo SOFRE E MORRE,na filaaaaaa!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Alguém acredita que a empresa que entrar bancará todas as despesas que a prefeitura teve nesses quase dois anos de intervenção? Gente, vamos ser racionais e observar que todas esses gastos serão colocados no calculo da tarifa! Da mesma forma que depreciação do carro, gasto com implementos e acessórios, despesas com pessoal e inclusive a tão falada GRATUIDADE também são. Tudo isso é calculado!

    Também obrigar a nova empresa a absorver toda a mão de obra das empresas antigas é no mínimo contraditório. Falo isso pois como usuário, vejo tanto bons profissionais como péssimos. Sejam motoristas, cobradores, fiscais, mecanicos, enfim, acho que os bons profissionais devem ser aproveitados, mas aqueles que não querem trabalhar devem dar lugar a outros!

    Outra coisa, se há dívidas trabalhistas e entre outras, por que não pegar os bens das falecidas, leiloar e com o valor recebido saldar as dividas? Basta ver que são mais de 150 onibus, garagem, material de escritório, muito mais, que poderia ser leiloado. com certeza, se não desse para saldar tudo, garanto que uma boa parte poderia ser resolvida. Vale ressaltar que isso tem que ser feito com o respaldo da Lei e não de qualquer maneira.

    Só que sinceramente, não é a licitação que vai resolver o problema aqui da cidade. Isso é muito mais profundo. Teriamos que ter um trabalho conjunto entre empresas( Operador) e Órgão publico para criar as condições de operação adequada. Não adianta reclamar de carro que quebra, se a via é completamente irregular, com buracos, quebra molas que não são padronizados, enfim. Hoje temos linhas que não sofrem modificações em seus itinerarios ha mais de 20 anos. Isso tem que mudar! Mas não é culpa da empresa de onibus!

    Portanto, na hora de pensarmos num problema, devemos analisar todas as variaveis envolvidas para ai sim buscarmos soluções que mixem os objetivos e nos tragam principalmente qualidade de vida.

    Obrigado pelo espaço

    ResponderExcluir