terça-feira, 31 de março de 2009

Temos que fazer alguma coisa

É lastimável o serviço de transporte coletivo em nossa Petrópolis. Empresas que vem há anos atuando e que não melhoram em nada, pelo contrário, o que podemos observar é que a cada ano o serviço vem piorando. Ônibus fora dos padrões estabelecidos, sucateados, encarroçados, sujos e colocando em risco a vida dos petropolitanos. A passagem ao meu entender é cara e os profissionais: motoristas e cobradores trabalham num clima de tensão permanente, por vários motivos.
Não adianta os responsáveis pelas empresas ou as autoridades a quem é destinada a fiscalização falarem isso ou aquilo, o que queremos ver é um sistema de transportes melhor, porque enquanto isso não acontece quem está sofrendo é a população trabalhadora de Petrópolis.
chega!
Precisamos de soluções!
Já!
Agora!
Tenho uma proposta que não sei se é viável pra todo mundo, mas a gente pode tentar: que tal começarmos a dar carona, andar a pé, rachar um táxi com outras pessoas que tenham o mesmo itinerário, ou coisa parecida?
O que vocês acham?
fica a ideia pra debatermos.

4 comentários:

  1. Hoje um ônibus que faz a linha Vila Rica "perdeu" uma roda.
    Enquanto prefeitos(em minúscula)se elegerem com dinheiro das concessionárias de Serviços Públicos ( ônibus,água,coleta de lixo,etc...),essa situação não mudará nunca.Dizem que o atual prefeito é comandado pelo Sr. Leandro Sampaio,que foi um dos piores mandatários da nossa Cidade.
    Dá nojo ver essa pessoas praticarem todo tipo de picaretagem e não serem punidas pela "Justiça" e nem pelos eleitores.Dizem que o povo é honesto,o que é uma grande mentira.O eleitor,via de regra,troca o seu voto por qualquer vantagem oferecida pelos candidatos,e depois vem reclamar.Eleitor,tome vergonha na cara!

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto,
    Primeiramente, desejo que encontre forças para suportar as provações que todos temos que passar, meus sinceros sentimentos pelo ocorrido, mas nada temos a fazer se não orar para quem foi e orar mais ainda para os que ficaram, muita luz e paz no seu coração, FORÇA MEU AMIGO .

    AGORA QUANTO AO TRANSPORTE.
    Temos um problema cronico com empresarios ganaciosos e autoridades que não fazem suas obrigações, pois se fossem feitas vistorias nos veiculos, mais da metade deles já não estariam rodando e as empresas seriam obrigadas a colocar veiculos em condições boas ou se possivel otimas, quanto ao preço confesso que não acredito nas planilhas que as empresas apresentão, pois como a maioria da população sabe existe uma coisa chamada caixa 2 que todos nos sabemos muito bem o que é, se for feita uma investigação mesmo que superficial, descobriremos que as empresas tem lucros absurdos e não investem nada em troca, e fiquei sabendo que tem estudos que comprovam que a passagem em petropolis poderia custar no maximo R$ 1,50, porque sera que ela esta tão acima deste valor, alguem esta colocando este dinheiro no bolso e a unica coisa que tenho certeza é que não sou eu.
    um abraço
    fernando
    mosela

    ResponderExcluir
  3. A idéia da carona solidária é boa e até ecológica. Particularmente, não tenho como me desocar de ônibus ou bicicleta. Bicicleta eu uso de vez em quando. Quando o tempo está bom e preciso resolver algo no Centro. Porém, os ônibus, por motivos óbvios, não me levariam a chegar no trabalho em tempo. Há dois motivos gerais:
    1. Os horários não são respeitados muitas vezes, os carros não tem manutenção adequada e os próprios funcionários andam sobrecarregados.
    2. O próprio sistema de integração e transtornos, digo, transbordo não favorecem nem a pontualidade nem a frequência com a qual saem os carros para cumprir itinerários.
    O boicote pode ser eficiente, mas em petrópolis já existe muita gente mesmo andando à pé ou de bicicleta pois podemos ainda identificar um terceiro e grave problema:
    3. O excesso de carros e pessoas (inchaço urbano) aliado a uma falta de planejamento urbano e de tráfego.

    Contudo, existem alternativas em termos de "pôr a boca no trombone"!!! Que tal um Cidade Comunidade sobre transporte. O programa é pioneiro e corajoso o suficiente para suportar a abertura de um debate democrático (como existe em tempo de eleições) sobre o assunto.
    Chamemos o Exmo. Prefeito, Diretor da CPTrans, Pres. do Sindicato dos Rodoviários, Secretário de Planejamento e, por que não(?), representantes do povo (ele mesmo o Zé Povão).
    Será que estas figuras tem a coragem de aceitar o desafio?
    O programa eu sei que tem! O povo também! Agora, eles...

    Grande Abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. DESCULPEM ATROPELAR MAS , COMO CIDADÃ, ELEITORA E PAGADORA DE IMPOSTOS, TENHO, TEMOS O DIREITO/DEVER DE NÃO PECAR POR OMISSÃO.
    ESTA CARTA NÃO FOI RESPONDIDA MAS ESPERO QUE ESTEJAM SENDO TOMADAS PROVIDÊNCIAS.
    ESCOLAS REFÉNS?
    EDUCAÇÃO REFÉM ?
    PROFESSORES SEM VOZ ATIVA COM MEDO DE AMEAÇAS?
    FAÇAM ALGO, POR FAVOR.


    Ilma. Sra Secretária de Educação da Cidade de Petrópolis,

    Saudações.
    Gostaria de colocar para a senhora, um assunto que embora pareça trivial, é grave.
    Há Escolas Municipais de bairro, onde simplesmente estão acontecendo eventos de delinquência e sérios.
    Que começam no interior da escola e se estendem as ruas do bairro.
    Por ex:
    Uma menina, só por ser bonitinha, apanhou muito, e a agressão começou dentro da quadra da escola.
    É costume da escola , colocar em dias mais tumultuados, classes de idades distantes juntas.
    Meninos maiores de 15, 16 anos, por uma questão até boba, ao sentirem - se mais fortes do que os de 11, arrumaram uma confusão e seguiram os meninos menores até a rua onde moram, ameaçando surrá-los.
    Não é responsabilidade da escola?
    Pode -se colocar alunos de idades tão distantes juntos durante toda uma manhã?
    Esses 2 fatos não são isolados e não começaram agora.
    A referida escola já é conhecida como uma escola de diretora omissa , que só se interessa em balançar as pulseiras em dias de festa e aparecer na mídia, desde o governo passado.
    A escola, também é conhecida como a escola cuja diretora é refém da comunidade.
    Deu-se o contrário. Em vez de a escola ser instrumento de libertação de estígmas, nivelando os alunos por cima através de valores, disciplina,a escola é que desceu ao nível dos que sabem menos , dos que usam o espaço da escola para bailes "funk" e etc...
    Não me tenha como covarde ao não fornecer o nome da escola.
    A mim não interessa prejudicar as pessoas em suas gerências de vida.
    Mas estarei atenta.
    A senhora é o centro , o núcleo do referencial de educação na cidade, hoje.
    Pelo que ouvi de sua pessoa, é interessada em criar, sugerir, manter o melhor nível possível para as crianças e jovens cujos pais não têm o necessário para despesas com o ensino particular, mas que são conscientes de que são cidadãos pagadores de impostos e seus filhos têm direito sim, a receber uma educação de nível, não em aparências, mas em substância .
    Escola alguma pode ser refém de comunidade, de ECA.
    Deve cumprir sim as leis e ter um convívio amistoso e criativo com a comunidade - mas refém, nunca!
    Isto seria continuar a manter nossas crianças e jovens na exclusão da cultura , dos valores, estes inseridos no cotidiano da escola.
    Mais ainda: Ao perguntar a um aluno dessa escola se ele tem notas boas em redação, se é levado e motivado à leitura, o aluno respondeu que a professora de portugues nunca tocou no nome : redação, ou leitura.
    A mãe desse aluno também ouviu uma profissional dessa escola dizer que :
    - A pedagogia não é para esses selvagens....
    - Que até que a escola sabe lidar com seus delinquentes...isto foi ouvido.
    Bem, uma escola que mantém sem orientação ou encaminhamento, alunos que, se não devidamente olhados com cuidado , breve estarão fora do contexto escolar e dentro do risco social , que tem em seu quadro de discentes, jovens de 16,17 e 18 anos convivendo com os menores no ensino fundamental, sem encaminhá-los a outra instituição escolar, estaria preocupada com alguma coerência ou qualidade?
    Esteja atenta, senhora.
    A escola é " a cara" da Diretora, que no caso, é o centro de poder , movida pelos interesses escusos da comunidade.
    Sendo assim, a escola não tem o perfil de escola, tem o perfil de quintal da comunidade.
    Talvez, nivelar por baixo, seja mais fácil - mas, certamente, não é educação.
    Cito que a maioria das profissionais da escola, formou-se em Pedagogia com dinheiro público, portanto, deveriam ser os primeiros a devolver isto em bens para os alunos.
    -Alunos entram e saem na hora em que querem, há falta de inspetores suficientes para tanta violência psicológica, verbal e física entre os alunos.
    Senhora, tenho esperança e confiança de que a senhora reconhece a gravidade do que escrevo.
    Tenho mais que esperança. Tenho certeza.
    Já a ouvi citando José Saramago e quem cita José Saramago, certamente, é pessoa de conteúdo.
    Um abraço na Isabela.
    E boa sorte em seus projetos pessoais e profissionais.
    E por favor, não permita que algo mais grave se faça, no volume de coisinhas no cotidiano da escola.
    Confio.

    ResponderExcluir