terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um apelo

Hoje quero utilizar este espaço para fazer um apelo aos petropolitanos que ainda não têm consciência deste assunto e continuam colocando fogo no lixo domiciliar e no lixo verde.

Este tipo de procedimento acarreta sérios problemas para a cidade. A umidade relativa do ar nesta época do ano é baixa e isso prejudica ainda mais a qualidade do ar que respiramos.

Sem contar o trabalho incessante do Corpo de Bombeirosque se desdobra para atender os pedidos de ajuda para combater incêndios.

Absoluta falta de consciência de parte da população

Portanto, se você tem um lixo acumulado ou lixo verde, faça contato cm a COMDEP, tenha paciência, MAS POR FAVOR NÃO COLOQUE FOGO.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Não somos tolos

Sei da boa vontade de muitos politicos para com a solução dos problemas de nossa cidade. Sei também que alguns até se esforçam para resolver as demandas que aparecem. Mas vamos combinar né, tem candidato qjue acha que petropolitano é esquecido, burro, ou algo assim. Ficam longe da cidade, ficam longe da nossa realidade e quando chega o período pré eleitoral eles aparecem falando que moram aqui, que sofrem com os problemas da cidade, que estão buscando soluções para resolver nossa vida.

E o engraçado é que a cada eleição isso piora. Os candidatos, inclusive uns que nem sabem onde fica Petrópolis, tem a cara de pau de pedir voto por aqui. Processo democrático é assim mesmo, mas cabe a nós guardar na memória o que acontecesse e o que deixou de acontecer, para que possamos votar cada vez melhor.

Tem uns que estão exagerando...É só andar na rua. Eu vivencio o ambiente político desde o PL de Álvaro Valle, Adolpho de Oliveira, Nelson Carneiro, era adolescente mas já me interessava. Agora estes postulantes, verdadeiros profissionais da política pensam que somos todos tolos, ou acreditam que somos marcados como gado e que vamos ser levados de acordo com a maré.

Cabe a nós o julgamento nas urnas.

sábado, 28 de agosto de 2010

Twitter do Cidade Comunidade

olá, aproveitamos o sábado para fazer o twitter do nosso programa. Mais uma ferramenta para nos comunicarmos.

twitter.com/cidadecom

Espero vocês por lá.

Bom final de semana

Hoje só entrei aqui para desejar a você um ótimo final de semana e lembrar que nascemos para sermos felizes. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. E lembre-se, felicidade a gente pode dar até sem ter e assim, ser.

um abraço a todos.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Grande número de indecisos

Hoje entrei na net e fui verificar as pesquisas de opinião pública em relação às eleições 2010 e fiquei impressionado, ainda fico, com a quantidade de indecisos para todos os cargos.

Estamos a praticamente um mês da eleição e não devemos deixar para a última hora a escolha de nossos cadidatos.

Claro que ainda há tempo para observarmos a propaganda eleitoral, analisarmos os postulantes aos cargos públicos e votarmos com consciência do dever cumprido. Mas vale a cobrança a nós mesmos para não deixarmos para última hora, a margem de erro assim ,pode ser maior.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Automedicação é um perigo

Quem de nós nunca tomou um remédio por conta própria, não que isso seja certo, mas dizem que de médico e técnico de futebol todo nós temos um pouco.

Mas na prática não é bem assim. Há muitos melefícios em se automedicar. Temos que tomar cuidado com isso. A frase popular: "se não fizer bem, mal não faz" não é cem por cento verdadeira.

Por mais que aparentemente o remédio seja inofensivo, há uma fórmula que pode trazer outros problemas.

A automedicação paesar de fazer parte, infelizmente, do cotidiano dos brasileiros, é um procedimento errado e que pode trazer problemas para quem faz.

Portanto, vamos mudar nossos hábitos e procurar o profissional médico para os nossos problemas de saúde.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Solidariedade sempre

Hoje quero agradecer a solidariedade dos nossos blogueiros e amigos telespectadores. Quanto nós estamos conseguindo ajudar graças a vocês.

Campanha para o Gabriel fazer tratmento na China, fraldas geriátricas para o instituto Yolanda Duarte, Grupo Realizar, associação petropolitana dos pacientes Oncológicos e outros.

Além da ajuda que é quase instantânea nos casos que diariamente aparecem em nosso programa Cidade Comunidade.

É a sociedade civil solidária e organizada mostrando que se o poder público muitas vezes não colabora, se nós unirmos nossas forças vamos mais além.

Eu sempre digo: o poder da mídia, mas COM CREDIBILIDADE, aliado ao esforço e a boa vontde da população gera frutos muito especiais.

Vamos acreditar que podemos mudar muita coisa, acreditemos em nós sempre.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Jovem é preso pela sétima vez

Acordei e li esta notícia: Jovem é preso pela sétima vez. Como a nossa lei ainda é omissa com estes casos de menores de idade. O "garoto" é preso várias vezes e continua a cometer crimes e a gerar insegurança e nada de efetivo acontece.

É o futuro marginal, aliás, já é um.

Não conseguimos educar nossas crianças? o que vamos ter no futuro?

Saudades do mestre Darcy Ribeiro, da ideia do CIEP, dos ideais positivos para educar e formar cidadãos.

Isso não é um simples caso de polícia. É caso de política pública paraa educação, para formar pessoas melhores com comprometimentos morais elevados.

O problema é muito maior do que aparenta.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vamos ter representantes?

As eleições se aproximam e ontem uma pessoa me perguntou o seguinte: Roberto, você acha que Petrópolis vai eleger muitos deputados? Parei pra pensar nisso e divido com vocês.

Temos muitos candidatos da cidade e muitos outros que falam que são daqui, mas só freqüentam nossa cidade uma vez a cada 4 anos. Os políticos daqui não vão conseguir ganhar só com votos de eleitores de Petrópolis, têm que trabalhar em outroas localidades para conseguirem a vitória.

Sabemos que uns só se candidatam para dar visibilidade ao próprio nome e ficarem conhecidos para uma futura eleição para vereador, outros colocam o nome à disposição do partido para negociarem, vamos dizer assim, os votos obtidos. E ainda temos os candidatos que tem vontade, mas sabem que a eleição é um sonho longe de ser realizado.

Mas, em relação àqueles que efetivamente tem chance, acredito que Petrópolis terá poucos eleitos. Na verdade, acho que teremos apenas um candidato vencedor para deputado federal e uns dois para a Assembléia Legislativa. Isso porque os votos fora da cidade são muito importantes e nem todos, ou a maioria não conseguem estes votos.

Claro que torço para que eu esteja errado e consigamos fazer mais eleitos para nos representar em Brasília e na ALERJ.

Vamos votar em candidatos de nossa terra e dar nas urnas o nosso repúdio a estes aproveitadores que vem aqui uma vez na vida e outra na morte.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hoje, melhor do que ontem

Estava eu pensando que hoje está muito melhor do que ontem. Apesar das desigualdades sociais que nós podemos observar, o Brasil é hoje um País melhor. Temos mais condições de estudar, apesar de ainda não serem as mais adequadas principalmente no ensino básico e técnico; a nossa democracia está se solidificando e amadurecendo, apesar de muito pra se resolver ainda; a inflação está controlada, e olha que nós já vivemos com uns números incômodos de 80, 90% ao mês; a censura, pelo menos a oficial, foi embora; as carroças, cmo dizia o ex-presidente Collor, foram substituídas por carros mais modernos; a era digital faz parte das nossas vidas; o índice de analfabetismo diminuiu; luta-se mais abertamente pelos direitos do cidadão; o Dunga saiu da seleção...rsrs; enfim há uma melhora e a expectativa é que se continue com o trabalho de construção desta melhoria.

Não temos ainda um Brasil como todos nós sonhamos, mas temos um país melhor do que há 20, 30 anos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Para construir dias melhores

É muito importante na nossa vida o fortalecimento dos laços que solidificam, que bão base, sustentação à nossa caminhada neste planeta. Sempre falo dos "sólidos" como a família, o amor ao próximo, a conduta moral, a religião, a formação de boas pessoas, de bons cidadãos.

Temos que nos habituar a dar consistência a valor que realmente tem importância para a nossa existência. Modificar estruturas, criar esse procedimento para os mais jovens seguirem.

Através destes paradigmas é que vamo conseguir modificar o nosso quadro social, não de fora pra dentro e sim de dentro pra fora.

E falo isso tudo porque ontem, passando por dois canais de televisão que estava exibindo novelas, notei que nada mudou, que os capítulos estão, como sempre, desintegrando os "sólidos", fazendo com que as pessoas achem normal uma mulher trair um marido mais velho, achem normal ser viciado em drogas, ou qualquer outro posicinamento que destitua o valor da família ou de outros posicionamentos verdadeiros para a nossa felicidade.

Não vale a pena achar que a novela é o retrato do povo, porque nós não somos assim e o mundo não é maniqueísta a este ponto.

Vale fazermos a nossa parte evitando coisas degradantes e solidificando o que vale a pena.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vamos torcer pra dar certo

Olha, tem muita gente que torce contra. Respeitando a opinião de todos, também quero externar a minha. O vereador Vadinho (PSB) disse que considera a criação do polo industrial do distrito da Posse e a criação das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento)são factóides eleitoreiros, segundo o vereador estas propostas não vão sair do papel tanto quando a redução do ICMS para 2%.

Na verdade na minha opinião o vereador, que eu respeito, está chamando o prefeito de mentiroso, não acreditando no que está sendo veiculado pela Prefeitura.

Muitos dentro do próprio governo torcem para que as coisas não aconteçam, tentam de alguma forma mobilizar esforços para que as ações emperrem.

O vereador tem o direito de questionar isso, mas com base em quê? Qual o fundamento para que ele baseie esta opinião? Ou será que isso é apenas uma opinião infundada?

Pra mim o prefeito também tem uma parcela de culpa em manter pessoas no atual governo que não compactuam com o pensamento da atual gestão.

Às vezes sinto falta de uma oposição inteligente, que vi em outras épocas e de administradores mais contumazes.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desemprego: o pior problema

Há muito tempo falamos que o desemprego é o pior problema de Petrópolis. Batemos nessa tecla porque só quem passa por isso sabe a dimensão desta circunstância.

Não ter condições de levar para casa o pão de cada dia, ou não ter dinheiro para pagar as contas é algo que tira a dignidade do ser humano.

A Prefeitura deu um importante passo para minimizar este problema na cidade. Criou o Distrito Industrial da Posse, que irá contar com investimentos de novas empresas no ramo de alimentação, tecnologia e outros setores, gerando três (3) mil empregos diretos até 2012.

Estas empresas vão ter um incentivo fiscal pagando apenas 2 por cento de ICMS.

Empregos que vão gerar dignidade para quase 10 mil pessoas direta e indiretamente.

Petrópolis precisa de desenvolvimento e isto só vai acontecer com planejamento e geração de empregos.

Um passo de cada vez, mais não podemos perder isto de vista.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reposição de aulas

Sábado passado começaram a reposição das aulas devido a greve dos profissionais da área da educação.

Alunos estudando aos sábados e pais sem poderem se programar para outras atividades por causa desta compensação.

A greve foi dos professores, mas quem está tento que pagar por isso são os alunos e é claro os pais também.

Acho injusto isso acontecer, acredito que teria que se criar outra forma viável para que a compensação não fosse feita desta maneira, ou seja, aos sábados, modificando a vida de famílias inteiras.

Na verdade alguns vão botar a culpa no movimento grevista e outros vão apontar para a Prefeitura como culpada. Mas infelizmente quem tá pagando por isso são os que menos tem a ver com este assunto.

Pergunto, e se o seu filho faz um curso no 'sabado, como fica? se você já marcou uma viagem ou algum outro compromisso?

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gabriel está na China



O nosso querido Gabriel começou a fazeras aplicações com células tronco. Vamos unir as nossas orações para que tudo dê certo.

Crimes Eleitorais

Crime eleitoral não atinge apenas candidatos, mas também eleitores. Eles podem ocorrer em qualquer fase da eleição e resultam em penalidades que vão do pagamento de multas a penas de detenção e reclusão.

São crimes eleitorais doar ou pedir doação de dinheiro ou presente em troca de voto mesmo que a oferta não seja aceita; usar de violência ou coação para influenciar alguém a votar ou deixar de votar.

No dia da eleição são considerados crimes fazer desordem ou concentração de eleitores que atrapalhem, impeçam ou mesmo fraudem a votação. É considerado crime fornecer alimento ou transportes a eleitores. Práticas comuns, como fazer boca de urna, comício, carreatas, distribuir material de propaganda política na rua e em locais de votação também são ilegais.

Um dos poucos tipos de manifestação política permitida no dia da votação é a individual e silenciosa do eleitor (não pode haver aglomeração), que pode usar camiseta, bandeira e colocar adesivo em carro.

Estas informações servem para conscientizar você eleitor em relação a direitos, deveres e obrigações para as próximas eleições.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Saúde em alta

Temos recebido muitas mensagens a respeito do atendimento nos hospitais públicos da cidade. É sempre bom receber agradecimentos pelo bom atendimento público. Sei que é uma obrigação do funcionário, mas como é bom saber que nem tudo está perdido.

Principalmente no Hospital Santa Tereza, Dr. Nelson de Sá Earp e Alcides Carneiro os agradecimentos tem vindo em quantidade.

Poxa, para nós que vivemos cobrando das autoridades as melhorias necessárias no sistema de saúde, este fato é muito importante.

Tomara que não sejam casos esporádicos e que o atendimento esteja melhorando em todos os níveis.

Me ajude a mensurar este assunto fazendo o seu comentário.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A escolha dos candidatos

Vamos falar muito sobre a escolha de nossos futuros representantes nas próximas eleições de outubro. Presidente, senador, governador do estado e deputados.

Não podemos achar que votar em qualquer um, ou naquele que nós achamos que não vai ganhar, vai resolver o nosso problema, aliás, não podemnos ver a eleição e a escolha como problemas.

Devemos sim é dispensar um pouco do nosso tempo para analisar os nomes, que aliás são muitos. Não deixar para a última hora e nem votar em qualquer um, ou naquele que tem mais chances de ganhar, ou porque fulando disse que ele é bom.

Nossa vontade de mudança, do novo, deve ser expressa nas urnas. Nosso contentamento ou revolta com a política deve ser descarregado nas urnas.

Aliás outro assunto que foi destaque no nosso programa de ontem, foi a questão do humor com os candidatos.

Eu acredito que humor é importante e salutar, mas ninguém tem o direito de ofender nem tão pouco denegrir a imagem de alguém, pincipalmente porque penso que se nós não os levarmos a sério, eles também vão nos levar na brincadeira. E alguns programas tratam os políticos de uma forma que acho não seja positiva nem para eles nem para nós.

Apesar de alguns merecerem o tratamento, porque também não se dão ao respeito.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Qual será o resultado das intervenções?

Hoje é, ou seria o dia da entrega dos resultados das intervenções nas empresas de ônibus. Eu acredito que eles vão assinar em baixo de tudo o que nós já falamos e sabemos há muito tempo. E que, inclusive, os empresários também já diagnosticaram.

Só resta saber de pois desta constatação o que será feita por parte da Prefeitura para resolver a questão do transporte coletivo na cidade.

Ninguém aguenta mais e isso nao é novidade, masqueremos saber é o posicionamento de quem governa.

Esperamos que as decisões que supostamente vão ser tomadas, venham a dar mais qualidade ao serviço, hoje e não amanhã.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A importância do voto da terceira idade

Começando a semana vamos nos reportar as eleíções deste ano. Nós habitualmente falamos da importância do seu voto, mas hoje quero falar especialmente com nossos amigos da terceira idade e o quanto é importante a participação desta fatia da sociedade neste pleito.

Reclamamos que os mais novos não tem experiência e muitas vezes votam por impulso, e que outros vendem o voto, e mais ainda, que alguns não dão importância ao voto.

Sabemos que O voto é facultativo aos menores de 18 anos e aos maiores de 70, na conformidade do Código Eleitoral, mas aí eu pergunto, uma pessoa que está com mais de 70 anos não está madura o suficiente para uma boa votação?

Não seria interessante, mesmo não sendo obrigatório, exercer esta função democrática?

Claro que sim.

Hoje a qualidade de vida das pessoas com mais de 70 anos aumentou muito e o discernimento está em dia. Portanto, acredito muito na responsabilidade social destas pessoas que tem um peso enorme, significativo, na elaboração de um País melhor.

Você que tem mais de 70 anos, vote e vamos ajudar o Brasil a melhorar cada vez mais, você é muito importante e seu voto fundamental.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cidde Comunidade 3 anos

Hoje pra nós é um grande dia, uma data a comemorar, 3 anos do Cidade Comunidade pela TV Cidade Imperial.

Cada vez mais estamos nos sentindo realizados com esta empreitada, que foi entendida pelo povo petropolitano que sempre nos prestigia.

Só temos que agradecer a Deus pela oportunidade do trabalho e torcer para que possamos melhorar o nosso programa em nome destes amigos que cada vez mais aumentam a família do Cidade Comunidade.

É um sonhos que está diariamente se realizando e a nossa proposta para o futuro é de além de contribuir ainda mais para o bem estar de Petrópolis, transformar o Cidade Comunidade numa Fundação, ONG, não sei ainda, mas temos um campo grande para trabalhar e queremos isto.

Conto com você para juntos realizarmos este sonho.

Dedico esta postagem de hoje e este aniversário de 3 anos a minha querida mãe Léa, que sempre me apoiou em todos os momentos e que hoje continua apoiando, mas da Pátria Espiritual. E também a Daniele Moreira, esta companheira de trabalho sem igual que durante estes três primeiros anos dividiu comigo alegrias e momentos de aprendizado no Cidade Comunidade.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cidade Comunidade 3

Hoje, continuando a falar do aniversário do nosso programa, quero comentar sobre a parceria com a TV Cidade Imperial. Ao longo destes 3 anos fizemos no nosso ambiente de trabalho, mais do que apenas um lugar para sobreviver dignamente, fizemos uma família, amigos.

A TV Cidade Imperial hoje é referência de transmissão para TVs do interior, de pequeno porte.

O trabalho no Cidade Comunidade nunca, em momento algum, teve a interferência da direção da emissora, ou foi constrangido a se pautar por esta ou aquela tendência. Sempre tivemos o auxílio da direção, mas nunca fomos coagidos a aceitar determinadas situações e nos mantermos quietos.

Nestes 3 anos de trabalho duro e hoje, de comemoração, quero agradecer o trabalho, a amizade, o carinho e o profissionalismo de Marcos Falconi da Rocha e Beth de Oliveira, que sempre foram parceiros e também fazem parte da história do sucesso deste programa.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cidade Comunidade 2

Nestes 3 anos de programa, que vamos completar na próxima sexta-feira, muitas coisas boas aconteceram. Das mais relevantes foi e está sendo o nosso trabalho social, as frentes que abrimos para ajudar pessoas necessitadas e entidades que precisam.

Foram muitas formas de fazer esta ponte e aproximar pessoas do bem com casos de auxílio e consequentemente um resultado mais positivo.

Ajudamos o Instituto Yolanda Duarte com a campanha de fraldas geriátricas e com a divulgação do trabalho da clínica.

Fizemos também um trabalho com a Casa de Idosos Alcides de Castro no quitandinha, solicitando roupas e gêneros de primeira necessidade.

A Casa da Criança foi outra entidade que participou do nosso programa e com a qual contribuimos.

Além destas, temos uma parceria com a APPO (Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos). Participamos do Outubro Rosa, visando a detecção precoce do câncer de mama e nos enganjamos em outras atividades da entidade para favorecer os pacientes.

Estamos agora junto com o grupo Realizar, que também presta serviço a portadores de oncologia.

Sem contar nas campanhas de final de ano, campanhas para a Comunidade Jesus Menino, para o padre Quinha, para a Comunidade Matheus, 25:35, entre outras.

Além da ajuda a pessoas que vieram nos procurar ao longo destes 3 anos, como a família do menino Miguel.

Sem contar a campanha para levarmos o Gabriel de 11 anos para fazer tratamento com células tronco na China.


Também incentivamos as visitas a hospitais e casas de repouso.

Outra entidade que compramos a briga foi a Associação Pró deficientes, prestando trabalho a realmente quem necessita.

Fora os anônimos, que não representam nenhuma instituição, mas que conseguimos ajudar com a colaboração da população, roupas para crianças, berços, remédios, obtenção de emprego, ou algum outro tipo de favorecimento para beneficiar pessoas ou famílias.

Estamos escrevendo junto com vocês uma história do bem, uma história para uma Petrópolis melhor. E se juntos conseguimos muita coisa até agora, podemos fazer e beneficiar a cidade ainda mais.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cidade Comunidade 1

Esta é a semana do nosso aniversário, no próximo dia 6 completamos 3 anos no ar pela TV Cidade Imperial. Esta semana vou me dar este presente e falar sobre o programa com vocês.

Para começar vou comentar um aspecto que muito me agrada que é a resposta de nossos amigos que nos assistem. Há 3 anos que vejo grande parte da população petropolitana participando, se envolvendo com a nossa forma de fazer um programa de TV, de fazer jornalismo participativo.

Sempre abrimos espaço para o diálogo, o debate, a defesa de posicionamentos.

Tentamos diariamente também, adequar a notícia, as participações, com um tratamento simples e cordial para estabelecer inclusive medidas de comportamento junto com os nossos companheiros de casa.

Nossa proposta foi bem entendida e agora com esta nova fase do programa vamos consolidar ainda mais esta maneira positiva de fazermos a nossa parte para uma cidade melhor.

Amanhã comento mais sobre outros aspectos positivos destes 3 anos de Cidade Comunidade.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Gabriel vai à China

Depois de alguns meses de luta incessante, os pais do menino Gabriel, de 11 anos, portador de paralisia cerebral, vão conseguir levá-lo à China para um tratamento com células tronco.

O montante a ser conseguido era de R$ 110 mil, e com viagem marcada para a próxima segunda-feira, o tempo era o principal inimigo para a obtenção dos valores. Faltava ainda R$ 20 mil.

Muitos eventos, mobilização no calçadão do Cenip, depósitos em conta poupança e ainda assim a campanha não chegava ao fim.

Mas ontem duas pessoas se uniram e conseguiram o valor que estava faltando, com isso encerrando a campanha com sucesso.

Bernardo Rossi e Jorge Picciani se cotizaram e fizeram a doação dos R$ 20 mil que estavam faltando.

Agora a Márcia e o Silvio, pais do Gabriel, vão poder viajar sossegados e com certeza voltar da China com esta vitória, que é trazer o Gabriel com um sorriso mais largo ainda.

Parabéns ao povo petropolitano que tanto contribuiu com esta campanha, parabéns a generosidade e a solidariedade do nosso povo, que é caracterizado por ser assim...solidário.