terça-feira, 22 de março de 2011

Água - vamos dar valor

Hoje é o dia mundial da água, você já parou para perceber que não damos o devido valor a este líquido fundamental pras nossas vidas?

Desperdiçamos, gastamos sem medida, não nos damos conta que é um bem tão precioso e finito.

Tomando medidas pesquenas no dia a dia podemos economizar e muito. E a economia não se dáapenas na área financeira, estou me referindo a educação e a boa utilização.

Trabalhei durante 15 anos na CAEMPE (companhia de água e esgoto) e covivi muito de perto com o desesperado de quando não há água.

Muitas vezes tinha que resolver problemas relacionados a falta de água , sem ter o líquido na minha própria casa.

Imagine você ficar sem água, você que nunca passou por isso...

Repenssemos a utilizaçõ d água. No banho, economizar na hora de ensaboar; lavar carros e calçadas só quando extremamente necessário e mesmo assim com balde; reaproveitas a água da máquina de lavar; fechar a torneira quando estiver escovando os dentes e muitas outras pequenas ações que vão fazer a diferença.

Estou me referindo a nossa condut diária, mas há também a responsabelidade do poder público em investir na qualidade da águ e na bo distribuição principalmente para quem não tem o líquido de forma devida, ou seja, tratada de acordo com os padrões aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde.

Pra finalizar, beba bastante água, faz bem...

3 comentários:

  1. Tal pecado de desperdício não cometo não.

    Águas do Imperador, das nascentes e de repente lembro da Paula Saldanha chorar ao ver a nascente do rio Amazonas - era um filete de água caindo de uma pedra lá nos Andes. Foi emocionante também de assistir. A dádiva do elemento água - ai como somos ingratos por vezes - as coisas mais simples são aquelas sem as quais não podemos viver.

    Toda pessoa que tem u'a mina em casa, toda comunidade que também tem uma, deveria enfeitar em volta, gradear, proteger e reverenciar.

    Água é tudo né? - agora lembrando do Guilherme Arantes na música Planeta Água
    escrevi demais - até!

    ResponderExcluir
  2. Assistam ao video VIDAS SECAS - no youtube e
    vejam como é necessária a sensibilização para a preservação daquilo que nos resta.
    Sempre achamos que o problema se dará na casa do vizinho, mas cabe a cada um de nós a responsabilidade de cuidar, preservar e zelar pelo que a Terra nos deu.

    ResponderExcluir