quinta-feira, 3 de março de 2011

A centopéia doente

Petrópolis é uma cidade de centopéias doentes. Vi esta prase em algum lugar.

Vocês já repararam a quantidade de farmácias e de sapatarias que temos principalmente no centro da cidade? É impressionante! Abriu mais uma agora bem no centro da rua do Imperador.

Não sei se isso mostra a degradação da cidade, mostra um aspecto de declínio econômico; ou se é uma tendência normal de mercado para atender a demanda.

É estranho para uma cidade que já teve lojas como Ternoclub, Slloper, Restanrante Paulista, Caso Gallo, Padaria Copacabana, Padaria San Michelli, Casas Lealtex, Restaurante Falconi, Bonn Giovanni, Braseiros, Western, Café Colonial, Padaria Elite, e muitas outras, agora com acentuado número de drogarias, farmácias e sapatarias.

Bom, devo estar saudosista demais. Deve ser normal, acho que vou comprar um "sapatênis" e aí aproveito para passar na drogaria para comprar algo, mesmo que não esteja precisando, sei lá né? um sabonete, aparelho de barba, um calmante...

brincadeira...

2 comentários:

  1. Um Centro Histórico reformado e lojas com produtos popularíssimos. È o retrato da dualidade que a cidade vive. A popUlação não tem grana para comprar bons artigos e não tem cultura para saber que o barato é descartável.
    Isso gera lixo, consumo desnecessário, má alimentação, enfim... tá tudo errado né?! e Petrópolis perde muito de seu charme, pois o turista não gosta de produtos que eel encontra em um camelódromo, ele quer algo que retrate a cidade. Lembro de meus tios que vinham do Rio para comprar na Copacabana, na De Carolis...
    SAUDADES!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você tá certíssimo e essa pessoa que postou também.
    Viramos uma Cascadura da serra - com todo respeito aos que moram em Cascadura.
    E à medida em que a cidade foi descaracterizando-se, a tristeza foi tomando conta da alegria de morar na cidade e, como tristeza gera doença....
    Também acho que o lance das sapatarias, é o desejo inconsciente de pisar - sentir a terra, consequência da tal descaracterização.
    Não liga não - tô "viajando" .
    Mas nem tanto como um amigo que estuda Filosofia e comentando sobre as farmácias e sapatarias, ele afirmou que Petrópolis foi consagrada ao deus Hades - das drogadições e das profundezas e isso , prá o amigo, justifica esse número de farmácias e sapatarias.
    Até.

    ResponderExcluir