terça-feira, 15 de março de 2011

O papel da imprensa

O quanto é importante o nosso papel de fiscalização e de cobrança em relação a tudo o que nos cerca, mas principalmente com o que diz respeito com o dinheiro público. Quantas situações já foram reveladas graças ao trabalho sério da imprensa em apurar e informar população sobre o que está sendo feito com o dinheiro dos consumidores. Muitos escândalos só foram descobertos devido ao trabalho de um jornalista. Muitos políticos se sentem acoados, principalmente quando não são firmes com os próprios atos, quando um repórter faz qualquer tipo de indagação que os perturbe. Alguns temtam privar, cercear a liberdade de imprensa, mas não tem jeito, continuamos a cumprir o nosso papel. A imprensa é o quarto poder, a voz da população, que tantas vezes é esquecida por quem comanda nossos destinos.

4 comentários:

  1. Nem gosto do "jornalismo" da Globo, mas o acesso a informação pelos órgãos públicos é (deveria ser) obrigatório, já que é nosso dinheiro que é jogado as traças enquanto temos um sistema básico nada civilizatório.
    Só que isso é uma doença do poder - até lá nos "States", onde eles têm a tal da primeira emenda, a mídia é hipermanipulada pelos grupos donos da mídia que são também donos do dinheiro do mundo, donos das crises de qualquer espécie, seja política, seja econômica e dono das saídas das crises.
    Excetuando os países ultra civilizados, como a Suécia, Noruega e Dinamarca, não há decência no poder _ em nenhum poder.
    Seja do primeiro, do segundo, do terceiro mundo, e por aí vai.
    O caso do escândalo do Nixon foi também manobra desses donos do mundo, que o consideravam fraco em algumas coisas.
    A informação pode ter a velocidade do pensamento, mas a decência do poder sempre será nula diante de qualquer especulação.
    E quando não é nula, é cínica.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Roberto Costa,eu gosto mt de seu programa,sempre que posso eu assisto,porem ,nao gosto de vc,acho que vc acha que e o dono do mundo,sua opiniao e a que vale,portanto,as coisas nao sao assim,a respeito do carnaval que nao foi realizado em nossa cidade esse ano,todo mundo sabe,principalmente vc,que por conta das chuvas nao pode acontecer ,inclusive tb em solidariedade as vitimas,vc que fala tanto do amor ao proximo,cade sua solidariedade...Outra coisa vc tem criticado os proximos eventos que irao acontecer,como a marcha pra Jesus,quem vc pensa que e,pra criticar as pessoas assim,reveja seus conceitos e antes de criticar se junte ao povo para fazer o bem e nao viver como hipocrita,como mts,que falam de Deus,mas nao vive a realidade do que verdadeiramente e amar o proximo.

    ResponderExcluir
  3. Veja só, Roberto Costa:

    Em 2 de fevereiro de 2011, o WikiLeaks foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz,[9][10] pelo parlamentar norueguês Snorre Valen. O autor da proposta disse que o WikiLeaks é "uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência" no século XXI. "Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, o WikiLeaks é um candidato natural ao Prêmio Nobel da Paz", acrescentou.

    Viu o que aconteceu com o Julian Assange, porta voz do Wikileaks?

    Pois é. A verdade e a transparência é para os fortes - que infelizmente perdem a voz diante dos interesses " da liberdade ".

    Assim é - desde sempre.

    ResponderExcluir
  4. Continue você a ser transparente.
    O quanto possível - é sua missão.
    Hermes, o mito grego da comunicação, te proteja.

    ResponderExcluir