quinta-feira, 5 de maio de 2011

Saudade das hortências

To com saudade hoje da PETRÓPOLIS - CIDADE DAS HORTÊNCIAS - uma época de um centro da cidade que era um cartão postal.

Me refiro a beleza que esta flor representava unindo tradição, beleza e um orgulho que hoje as vezes nos esquecemos e que na minha opinião temos que preservar.

A antiga avenida XV de novembro, hoje Rua do Imperador era de uma alegria.

Outra lembrança tem a ver com o meu avô materno, senhor Manoel da Costa Farias e minha vó Marieta Gonçalves da Costa que saíam de casa nas tardes de domingo para tomar uma
"Malzibier" no Capitólio na antiga João Pessoa, ou no Café Rio Branco no centro.

Iam e voltam a pé na tranquilidade de uma cidade pacata.

2 comentários:

  1. Qualidade de vida deveria ser prioridade. Não sonho em ver a cidade como era - mas que bem poderia haver um interesse em criar um cenário bacana prá os petropolitanos, ah deveria sim!
    Lembro de vir ver os avós. Havia fileiras de salgueiros ( os chamados "chorões" ) em toda a calçada do lado do rio na Cel.Veiga e isso dava um toque maravilhoso pro olhar.
    A Pça da Liberdade era florida e bem cuidada. As ruas de que você fala também.
    E ir até a Confeitaria Copacabana fazer um lanche com "torradas Petrópolis" e leite com chocolate, era o passeio que minha avó fazia comigo.
    O Cremerie em dia de sol era uma benção.
    E tantas outras coisas...

    Infelizmente, o centro histórico é tudo - menos histórico.
    A cidade descaracterizada é um crime, cometido por muitos anos.

    Realmente, qualidade de vida não é prioridade ou os políticos não sabem o que é isso.Nem o que é história nem o que é Petrópolis ( era ).

    Quer um exemplo? Minha filha está longe de Petrópolis há 11 anos. Irei visitá-la e ela e o marido,ambos daqui da cidade, que moram numa cidade onde tem de tudo, já ligaram muitas vezes prá saber se eu vou levar um pote de biscoitos da Casa do Alemão.

    É disso que você fala né?

    ResponderExcluir
  2. As torradas são ótimas, Sortudos... Lembro-me de saboreá-las em leiterias do Rio. Mas atualmente os novos e bem jovens funcionários deixam a desejar pois não assistiram as "aulas" de História,é lógico! Por assim dizer até o IPHAN se "esquece" e ajudam a descaracterizar o "Centro Histórico"(?)mais ainda do que já está. Ora, é muito pensamento Negativo, não é possível!!!

    ResponderExcluir