segunda-feira, 27 de junho de 2011

Voto em lista

Esta notícia me assustou e passo isso para vocês: Estão querendo aprovar no Congresso Nacional o VOTO EM LISTA.Você sabe do que se trata?

Voto em lista é uma das formas de regra de sufrágio. É adotada em diversos países e está dentro das propostas de reforma política no Brasil. Por este sistema, nas eleições proporcionais, para deputados e vereadores, o eleitor não vota em um candidato, mas numa lista, proposta pelo partido político. De acordo com o quociente eleitoral, se calcula quantos candidatos aquela lista poderá eleger, e eles serão eleitos, não na ordem em que forem votados, como atualmente acontece, mas na ordem em que foram propostos na lista. A proposta é apoiada por diversos analistas políticos, por considerarem que esta fortaleceria os partidos como instituições instrumentais da democracia, mas recebe críticas de outros que consideram que ela fortaleceria, na verdade, o poder de quem ocupa um alto cargo partidário, deixando a política ainda mais distante do povo.

Sou da segunda opinião que acredita que esta história deixa o povo mais distante da política. Não temos partidos fortes e com bases seguras, isso é história. Tenho medo de o voto em lista ser aprovado e votarmos no candidato A, e elergemos o candidato Z.

Tem gente que deve estar adorando para se perpetuar na política, e colocar todas as gerações no poder, apesar que isso em muitos casos já ocorre.

Voto em lista...só faltava isso.

Um comentário:

  1. Se essa coisa do voto em lista for aprovada, eu ou vou anular voto ( se for possível com o tal esquema) ou vou prá qualquer cidade e justifico.
    Participar não vou não e olhe que até esse momento em que li sua postagem eu tinha horror ao voto nulo ou branco.

    ResponderExcluir