quarta-feira, 14 de março de 2012

Direitos iguais, será?

Conversando ontem com uma amiga que está com câncer ela me questionou: Roberto, estou aqui no hospital internada há 27 dias, enquanto o Lula sai no mesmo dia e recebe tratamento exemplar. O Gianeccini faz visita a hospitais mas não visita àqueles mais carentes onde as pessoas penam por não serem atendidas.

Isso me fez ter uma reflexão sobre a saúde e a falta de direitos e oportunidades de nosssa população. Muitos estão morrendo nas filas para uma vaga em UTI, enquanto isso os investimentos se esvaem. Faltam médicos e comprometimento dos políticos.

Às vezes penso qual é a saída para isso tudo e de que forma vamos resolver este problema crônico.

O SUS pagando R$ 43 por paciente em uma clínica de psiquiátricos internados. Aí vem o governo e fala que quer acabar com os hospitais psiquiátricos, mas e enquanto isso? O que fazer com estes que sofrem e precisam de tratamento?

Os sindicatos pressionam, o governo não toma providências, não há mobilização, os profisisonais são mal remunerados, os médicos desmotivados e os políticos não conseguem se unir para tentar erradicar este problema tão grave.

Sinceramente não vejo solução, apenas paliativos, e olha que daqueles bem pequenos.

Enquanto não mudarmos isso tudo radicalmente não vamos ver uma luz no final deste túnel.

As desigualdades vão continuar e pessoas vão continuar a margem de um bom atendimento, um atendimento digno.

Infelizmente...

Um comentário:

  1. querida, isso á assim na saúde, na educação e em toda atenção básica. Quem pode pagar tem privilégios, mas as pessoas se esquecem que Deus está no comando e que a vitória está reservada para aqueles que nele creem.
    A população precisa se educar para começar a exigir e parar de se vender, de se humilhar e entregar na mão de poucos o destino de sua vida e de sua descendência.
    Saúde pra vc.

    ResponderExcluir