sábado, 21 de março de 2009

Dia Internacional da Síndrome de Down


Hoje é dia Internacional da Síndrome de Down. A SD não é uma doença é uma disfunção genética.
Tenho amigos com SD que me ensinaram a ser mais transparente, a ser mais amável e a sorrir mais. Aprendi que eles são sinceros, espontâneos, criativos e acima de tudo muito reais.
Estas pessoas contribuíram muito no meu amadurecimento e na minha forma de enxergar a vida, não só os que tem a SD, mas também os abnegados pais que não abandonaram os filhos e que os tratam com muito amor.
Preconceito é uma palavra feia e que não deveria existir, principalmente quando o assunto é síndrome de down.
Quem dera que a humanidade agisse como eles. O mundo seria muito melhor.

Um comentário:

  1. A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos no. 21. Isso ocorre porque houve um erro na formação dos espermatozóides do pai ou dos óvulos da mãe. Por muito tempo se atribuiu este erro como acontecendo somente no aparelho sexual feminino, o que gerava um sentimento de culpa muito grande. Até a própria mãe pensava: - Meu Deus, a culpa do sofrimento dessa criança é toda minha!!!
    Assim como esse tipo de culpa, outros preconceitos devem ser quebrados. Por exemplo a própria limitação dos portadores da síndrome. A capacidade intelectual varia de pessoa para pessoa e essas pessoas podem surpreender se forem educadas em um ambiente AMOROSO e de muito ESTÍMULO. Porém, uma coisa é certa: se há uma menor capacidade de evolução intelectual, a evolução AFETIVA SUPERA, na maioria das vezes, a capacidade de AMAR e DOAR-SE dos indivíduos ditos normais.

    Grande abraço e parabéns aos sindrômicos. Que continuem espalhando o seu amor.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir