segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que eles fazem?

Vamos hoje apresentar qual a função dos políticos que vamos votar no próximo dia 3.

SENADOR - O trabalho de um senador é o de atuar no Poder Legislativo criando e alterando leis de âmbito federal, e também de fiscalizar as ações e gastos do Executivo. Cabe ao Senado as tarefas de aprovar as dívidas dos Estados e dar a decisão final quanto a acordos internacionais a serem firmados pelo governo. No Brasil há um total de 81 senadores – eleitos para mandatos de 8 anos.
De acordo com o site Contas Abertas, cada senador custa aos cofres públicos R$ 168.820,42 por mês por meio de salários, verba de gabinete, verba indenizatória, auxílio moradia, conta de telefone e correio, gastos com passagens, gastos com combustível, carro com motorista, gráfica e assistência médica.


DEPUTADO - O trabalho de um deputado é o de atuar no Poder Legislativo criando e revisando leis federais (no caso dos deputados federais) ou leis estaduais (no caso dos deputados estaduais).
O mandato de deputado tem duração de quatro anos.
A Câmara dos Deputados é composta por um total de 513 membros eleitos pelo voto proporcional ao número de habitantes de cada estado, limitado a um mínimo de 8 deputados e a um máximo de 70 deputados por estado.
Cabe exclusivamente aos deputados as tarefas de: elaborar seu regimento interno; autorizar a instauração de processo contra o presidente e o vice-presidente da República e os ministros de Estado; eleger membros do Conselho da República, nos termos do artigo 89 da Constituição Federal.
De acordo com o site Acerto de Contas, cada deputado federal custa aos cofres públicos, por meio de salários, verba indenizatória, auxílio-moradia, contas de telefone e correio, passagens, combustível e verba para contratação de assessores, cerca de R$ 11,8 milhões por ano.


GOVERNADOR - O governador realiza diversas atividades, como nomear e exonerar os secretários de Estado, tomar decisões sobre obras, projetos e programas vinculados ao governo estadual, sancionar ou proibir projetos de leis aprovados pela Assembleia Legislativa e prestar contas de cada prática à Assembleia.

Um comentário:

  1. Isto É uma prestação de serviço.
    Informar no sentido de "colocar setas" , é coisa da boa mídia.
    Porque especulação já temos muita não é?
    Parabéns, Roberto.

    ResponderExcluir