quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Os filhos e o mundo

Ando muito preocupado com o direcionamento dos nosso jovens. Tenho ouvido deles que estão descrentes da vida, da política, da organização social, e até mesmo do próprio futuro.

É ruim ouvir isso de pessoas que estão começando a vida agora. Sem perspetivas e muitas vezes sem valorizar fundamentos primordiais para a felicidade, como a família, a escola, a moral, o trabalho, as relações de amizade.

POr um lado a família muitas vezes tentando estabelecer conceitos, por outro, uma gama de novidades, informações, futilidades e pessoas desarticulando toda esta proposta.

Como é difícil hoje criar um filho, não é?

Cabe a nós responsáveis e pessoas do bem passarmos para as nossas crianças valores e exemplos que perpetuem neles as marcas positivas de volores que não podem ser esquecidos.

Precisamos consolidar o futuro deles para que a nossa sociedade não sofra no futuro com pessoas desintegradas de bons própósitos.

Temos que ter um mundo melhor para nossos filhos, mas temos que ter filhos melhores para o mundo.

Um comentário:

  1. Concordo.
    Tá faltando qualidade em casa e na escola.
    Mas isso é tão complexo...
    Conheço pessoas que cresceram em circunstâncias "normais" e corretas socialmente e que se transformaram em um poço de egoísmo ou de vício ou de alienação e conheço pessoas que cresceram em ambientes adversos e que se transformaram em pessoas consistentes.
    Somos , acho, como um caleidoscópio.
    Há as tendências que recebemos do DNA psicológico, as que trouxemos de outras experiências , outras vidas e que guardamos nesse "chip" que está no nosso cérebro e em outro na nossa alma e em outro em nosso espírito.
    Muita diversidade nessa coisa de criar os filhos e em alguns casos, não temos o menor controle nem sobre o bem nem sobre o mal.
    Mas é claro que, se ousarmos ser exemplo, daí já alivia as coisas ( acho ).

    ResponderExcluir