terça-feira, 8 de maio de 2012

Educação tem que passar por uma "geral"

A educação em Petrópolis passou por um período no qual muitas soluções estavam na imprensa da cidade e a população era informada do que estava acontecendo. Ao mesmo tempo o comentário era que o ex-secretário William Campos estava deixando lacunas e que os problemas iriam estourar depois.

Com a saída de William assumiu a secretaria a funcionária Cláudia Quitanilha e a educação saiu da mídia. Os problemas começaram a aparecer e hoje a educação é vista como um problema deste governo.

Não estou fazendo juízo do que é certo ou errado, mas a falta de professores, o fechamento de escolas no quinto mês do ano, a compra e a não utilização de computadores na rede pública, as investigações sobre supostos super faturamentos em compras para a secretaria e outros problemas persistem e esperamos tenham soluções.

Sei que determinadas pessoas estão usando a Educação municipal para tentarem um espaço nos meios de comunicação e outros permanecem omissos.

Só fico com medo porque a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e a Educação merece passar por uma "geral".

4 comentários:

  1. Amigo Roberto, muito se ouve falar sobre a situação da educação de nossa Cidade, mas pouco se prova. As bocas miúdas dizem que a Secretaria está desfalcada e semrecursos, mas ninguém chega pra dar uma satisfação pública. Lembro bem de quando o atual prefeito assumiu a prefeitura e fez questão de fazer audiências públicas para mostrar o que foi feito de errado. Por que não fazer isso agora com a educação? Encontro duas resostas: Não quer mostrar falta de capacidadade para gerir bem ou não quer mostrar qu alguém que fez parte de seu governo fez um monte de besteiras. Fato é que você já bem disse quem paga pato são nossas crianças e adolescentes. Estes já são por demais prejudicados pela falta de políticas que os ampare e o pouco que lhe é oferecido está sendo de forma insuficiente e ineficiente. Se comparamos nossas Escolas Públicas com as particulares ficamos muito atrás com pouca oferta de atividades que não só cumpre com o currículo pedagógico, mas ofereça maior enriquecimento cultural, profissional e artístico. Sou completamente a favor de uma grande reorganização do espaços que ao ver são muitos prédios atendendo aos interesses políticos, mas mal aproveitados. O problema é a época em que querem fazer tal reorganização. As aula começaram faz tempo, os alunos já estão integrados aos colegas e aos espaços e a metodologia qu está sendo desenvolvida pelo professores vem de encontro ao que receberam no inicio do ano e querer mudar isso tudo é praticar uma vilência e forçar uma barra que por "bobo" que possa parecer para os adultos poderá trazer séris prejuízos aos nossos estudantes. Infelizmente os filhos destes que estão decidindo e aglomerando alunos em salas de aulas com 40 alunos, mesmo que legal tenho como prejudicial tendo e vista o que estávamos acostumados e os professores em pleno andamento de trabalho, estão bem tranquilos quanto a educação de seus filhos, pois se não estão em caras Escolas particulares, fato que não sou contra se estivar ao alcance, estão em Escolas públicas tratadas com privilégios. Sua voz é muito importante para a sociedade petropolitana. Vamos denunciar e em Outubro vamos dar a nossa sentença. Um forte araço!!!!
    Rodrigo Lopes - Camelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sair o "roto" e entrar o "esfarrapado", é sempre assim... Dizem que tem que votar pra mudar alguma coisa, mas não muda.
      Será que é o povo não sabe votar ou nossos políticos é que são uma merda mesmo?

      Excluir
  2. Estou preocupadíssima com essa falta de professores.Meus filhos estudam na escola Sta. Maria Gorreti e 4x por semana só vão à escola por 50 minutos, para assistir 1 aula. Como os alunos do último ano vão encarar o segundo grau sem base do primeiro.Esse prefeito poderia falar menos e fazer mais. E ainda tem coragem de se recandidatar? meu voto não teve na primeira e nem terá na segunda eleição.Esse ano inventaram um tal de planejamento coletivo, 2x por mês não tem aula devido a esse planejamento. Não sei que tanto eles planejam, com certeza não é a vaga vazia de professores.

    ResponderExcluir
  3. parece que a herança que o sr. william deixou foi só problemas, e aí o que já não estava bom ficou pior. Que cidade e cidadãos teremos no futuro, com tanta falta de escolarização decente , de qualidade, alida da a famílias desgovernadas?
    a ideia que os jovens e crianças tem de escola hoje é que é um lugar pra ir de vez em quando, pra comer, e pra ficar pulando de turma em turma, com tantos remanejamentos. Assim, fica difícil.
    qdo o pessoal do concurso assumir vai encontrar tanto pepino

    ResponderExcluir