domingo, 1 de março de 2009

Inegibilidade

A Igreja Católica quer que os políticos que tem processos na justiça e que foram julgados culpados em primeira instância fiquem inelegíveis. Não compreendo muito isso, mas me explica uma coisa: o réu não tem direito de recorrer a uma instância superior? e se ele for julgado inocente nesta instância? como fica a situação política dele?
Considero esta postura da Igreja um tanto quanto prematura e acredito que ela poderia intervir em outros posicionamentos sociais e inclusive políticos.
Existem muitos assuntos pendentes em nossa sociedade que os religiosos de uma forma geral poderiam estabelecer parâmetros e divulgar opiniões.
Sabemos que historicamente a Igreja sempre esteve junto com o poder.
Jesus asseverou: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Que a Igreja tem penetração, inclusive política nós sabemos, mas acredito também que ela poderia se transformar e modificar muitas situações apenas com uma nova postura e um novo jeito de agir em relação à sociedade.
Afinal de contas no início do Cristianismo, a base de todo o trabalho Cristão era a Casa do Caminho, que atendia a doentes, consolava as pessoas e mostrava uma nova era com os ensinamentos do Mestre Jesus.
Este sim pode mudar tudo.

3 comentários:

  1. De certa forma concordo com igreja, afinal sabemos que a memória do brasileiro é curta, talvez assim não esqueçamos o que houve e acabemos votando novamente em alguns desses ladrôes...mesmo concordando com vc que a coisas mais importantes a serem feitas.bjkoca

    ResponderExcluir
  2. A Igreja Católica e demais Igrejas não deveriam participar de política partidária,mas o fazem com interesses que nada tem a ver com Religião,e sim com o poder político e financeiro.

    ResponderExcluir
  3. está lei já era pra existir a muito tempo, ou melhor, politico que tem processo contra ele deveria se tornar inelegivel mesmo que ainda não tenha sido julgado, assim nós teriamos politicos mais serios e preocupados com o que fazem na vida pública ou privada, e digo mais se eu tiver um precesso comtra mim eu sofro uma serie de restrições em minha vida porque o politico é diferente, se foi processado, prove sua inocencia para poder voltar a sua vida politica.
    Concordo que minha posição é um pouco radical mas o povo já está cansado de politicos que roubam, desviam verbas e etc, ficam com processos correndo na justiça por anos, isso quando são processados.
    Acredito que se qualquer pessoa que tenha processo civil ou criminal, perder seus direitos politicos estando ele exercendo ou não cargo publico, ou cargo eletivo, nosso pais seria mais serio e não teria tanta PIZZA.
    um abraço

    ResponderExcluir