sábado, 20 de junho de 2009

Institucionalização da mediocridade

Os jornalistas agora não precisam mais de diploma para o exercício da profissão.
Muita gente quer fazer protestos e muitos alunos de faculdade e pessoas que atuam no meio estão revoltados.
Mas pense bem, não é a institucionalização da mediocridade? Há muitas pessoas que escrevem colunas de fofoca e se apresentam como jornalistas. As faculdades de comunicação social são recentes e a prática agora, só foi assinada pelo Estado.
Bom pra muitos e muitas que se dão bem na área usando outros artifícios.

Não nos assustemos, porque os bons profissionais sempre terão vez. Pergunto a você, quando um publicitário precisou ter diploma?

Para ser um profissional gabaritado a faculdade é o caminho mais adequado.

2 comentários:

  1. Roberto,o voto do ministro Gilmar Mendes contra o diploma ,foi comparando jornalista com cozinheiro.Baseado nesse raciocínio imbecil,basta um cidadão qualquer,ler alguns livros de Direito para se tornar advogado.Os mestres de obra poderiam ser engenheiros,visto que conhecem muito sobre tijolos,cimento e areia.
    Para que servem,então,as Faculdades de Comunicação Social? Que serventia terão esse diplomas? Pendurar no banheiro?

    ResponderExcluir
  2. Roberto, não sou jornalista, sou advogada. Mas achei uma verdadeira aberração jurídica essa decisão do STF de acabar com a obrigatoriedade do diploma de graduação para o exercício da profissão de jornalista, uma total falta de respeito para com aqueles que, durante anos, cursaram uma universidade. Como frisou o Presidente do Sindicato dos Jornalistas: "O Supremo confundiu prática jornalística com liberdade de imprensa. Jornalismo não é emitir opinião, é apuração dos fatos, identificando-se aqueles que são mais relevantes para a sociedade."
    Imagina só, se de repente, resolve-se acabar com o curso de Direito, qualquer um poderia ser advogado... Devemos protestar, me solidarizo com os profissionais da área, mas acredito que os Jornais devem privilegiar a contratação e a manutenção dos profissionais com graduação. Conforme noticiado na Tribuna de Petrópolis, a Federação Nacional dos Jornalistas enviou projeto de regulamentação da profissão ao Ministro do Trabalho, mas qualquer proposta de regulamentação precisa partir do Executivo. A classe precisa continuar lutando pelos seus direitos.

    ResponderExcluir