segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mais problemas nos coletivos

Nosso assunto hoje é o transporte coletivo. Inúmeros problemas vem se multiplicando nesta área. Temos recebido inúmeras reclamações em nosso programa e não vemos nenhum tipo de fiscalização ou modificação no quadro caótico atual.
Agora, além dos problemas nos coletivos, temos também várias reclamações dos cartões de gratuidade. Crianças que estão perdendo aula ou tendo que pagar a passagem porque não há informação.
É impressionante como há anos isso vem ocorrendo e se agravando e nada...

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pedágio mais caro

Não vou nem falar nada, mas aumento de pedágio a estas alturas do campeonato é brincadeira!

R$ 7,50, ou seja R$ 15,00 por dia no sobe e desce para o Rio De Janeiro.

Já tá valendo acredite se quiser, a partir do primeiro minuto de hoje.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pediatras

No nosso programa de TV sempre abrimos espaço para a população petropolitana se expressar sobre qualquer assunto. Com lusura e sem denegrir a imagem de ninguém lemos mensagens de texto, e-mails e outros tipos de participação.

Nossa intenção em nenhum momento é prejudicar ninguém. É sim, movimentar a opinião pública em relação aos problemas e soluções para a cidade.

Em relação ao caso da falta de pediatras nos plantões de fim de semana, a população tem sofrido e é claro eclamado no Cidade Comunidade. Alguns entendem o que acontece e outros se revoltam com a falta destes especialistas. Comportamentos normais em um estado democrático.

Recebi hoje uma carta do senhor Mauro Peralta, médico presidente da Associação médica de Petrópolis dizendo o seguinte em um trecho: "vi o sr. lendo mensagens de celular dizendo que os pediatras não têm coração. Embora o sr. ao vivo tenha dito que não concorda. a simples leitura denigre profissionais que ganham ridículos salários de 800 reais, chegando a 1.500 nos plantões, as vezes obrigados a dar dois, três plantões seguidos para conseguir dar um sustento digno aos seus".

Agradeço a carta recebida e mais uma vez reintero que nosso programa é um porta voz da população petropolitana e em nenhum momento fi nossa intenção prejudicar ninguém.

Agora, o espaço para a população se expressar sempre será aberto e é claro sempre com respeito a todos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Falta de pediatras nos plantões de fim de semana

A Prefeitura começou a conversar com os médicos pediatras sobre o problema dos plantões de fim de semana. O Prefeito Paulo Mustrangi se reuniu, na noite de segunda-feira (25), no Centro de Saúde, com médicos pediatras da rede municipal para debater os problemas enfrentados para regularizar os atendimentos da especialidade nos plantões de emergência. Dos 97 pediatras da rede, 45 participaram da reunião.
“Se todos os pediatras se mobilizassem, trabalhariam, apenas, um fim de semana a cada dois ou três meses. Temos certeza que isso não contribuiria com a exaustão do profissional, seria possível a reformulação de seus horários com outros compromissos e o maior beneficiado seria a população de Petrópolis, que não teria mais falta de pediatras nos plantões”, disse Dr. Cláudio Morgado, diretor geral do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp.

Um novo encontro ficou agendado para um prazo de 15 dias. Os pediatras se comprometeram a não deixar o município sem atendimento.

Poxa, será que esta conversa já não poderia ter sido realizada antes? e os pediatras, será que não poderiam ter se comprometido anteriormente?

Tomara que a situação da falta de atendimento pediátrico nos hospitais nos fins de semana tenha fim.

Vamos aguardar e cobrar soluções.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saúde em questão

JUSTIÇA EXIGE QUE SAÚDE ABRA NOVOS LEITOS DE UTI

O governo municipal terá que criar, por decisão judicial, 12 novos leitos de tratamento intensivo e comprar uma UTI móvel. Liminar concedida ontem pela juíza Christiane Ferrari da quarta vara cível, dá prazo de 30 dias para que estas providências sejam tomadas.

Considero justas as reivindicações judiciais, mas fico pensando quem subsidiará isto?

Fizemos um amplo debate sobre a saúde semana passada e acreditamos que temos, todos nós, que cooperarmos para dias melhores no atendimento da saúde.

A Juíza tem poder para obrigar o município a cumprir o que foi mandado. Agora, será que o governo do estado não teria também esta obrigatoriedade de auxiliar o município?

Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara reclamaram e a secretária também, do pouco ou quase nenhum investimento do governo estadual.

Vamos cobrar o município sim, mas não nos esqueçamos do governo estadual e federal que têm que fazer a parte deles.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Flanelinhas

Neste final de semana andando pela cidade pude observar como os guardadores de carro, flanelinhas, agem sem nenhum tipo de problema. Desde o centro da cidade, passando pelos pontos turísticos, até chegar em Itaipava, eles estão por toda parte.

No Alto da Serra vi um funcionário da CPTrans trabalhando ao lado de um destes flanelinhas. Nos distritos eles estão por toda parte sem nenhum tipo de represária. No centro há muito que eles já se "institucionalizaram".

Vejo inclusive que muitos são de fora da cidade.

Nada está sendo feito. Até quando?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

11 mil visitas

Muito obrigado mais uma vez pelas 11 mil visitas ao nosso blog. Espero contribuir com estes apontamentos, para melhorar a cidade e movimentar o pensamento e as ações de todos que se interessam numa Petrópolis melhor.

Saúde Pública

No programa Cidade Comunidade de ontem tivemos a satisfação de prestar um serviço à população de Petrópolis. Reunimos os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara e a secretária de Saúde para um debate em relação ao passado, presente e futuro da saúde pública em nosso município.

Acredito que este tema tem que ser debatido e analisado por todas as esferas de nossa sociedade. Meios de comunicação, entidades representativas, poder público, todos devem contribuir para dias melhores na saúde pública.

Com o envolvimento de todos e o comprometimento das pessoas que efetivamente têm o poder de decidir é que vamos objetivar uma melhoria na qualidade de vida do cidadão de nossa cidade.

Este problema virou um câncer que nós temos que detectar e extirpar.

Todos juntos por uma causa justa.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Debate sobre a saúde pública

No nosso programa de hoje vamos realizar um debate com a presença dos três vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal: Márcio Muniz (PSC), Samir Yarak (PSC) e João Tobias (PPS). Também teremos a participação da secretária de Saúde, Aparecida Barbosa.

O Cidade Comunidade vai ao ar as 13 horas com reapresentação as 21 horas pela TV Cidade Imperial, canal 16.

Participações:

8122-6451 - perguntas por mensagens de texto
2231-0341 - perguntas pelo tel. fixo

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Impunidade

Ontem comentamos no nosso programa a respeito da impunidade que assola o Planeta.
É impressionante como as pessoas fazem o que querem e saem impunes, você não acha?
Quantas coisas nós odemos lembrar que prejudicaram nossas vidas e os culpados estão nas ruas como se nada tivesse acontecido.
Rombo no INSS, fraudes, falcatruas, escândalos, dívidas e no final...pizza.

Por que isto acontece?

É cultural? o povo cumpre a "lei de Gerson" e gosta de levar vantagem em tudo? os nossos governantes e mandantes se escondem por traz da morosidade da lei? há um sistema que trabalha pro próprio sistema?

Nós fazemos parte desta impunidade sendo impunes ou agindo contrários a ela?

Precisamos que se faça valer a lei e que haja fiscalização.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Campanha de solidariedade



O Instituto Yolanda Duarte está precisando do seu auxílio. A entidade abriga cerca de 60 portadores de necessidades especiais e deficit intelectual e passa por dificuldades financeiras.

Nós podemos ajudar doando fraldas geriátricas descartáveis. A quantidade não importa. O que interessa é a sua participação.

Locais para doação:

TV CIDADE IMPERIAL
Rua Nilo Peçanha 44 - centro

INTITUTO YOLANDA DUARTE
Rua Hermogenio Silva 608 - Retiro






















segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Política municipal em estado letárgico

Quase 300 dias de um novo governo e o que estamos vendo é uma situação política estagnada. O prefeito preocupado com as dívidas não encontra um caminho para seguir com a cidade pra frente. Os vereadores, por incrível que pareça, até hoje não se definiram.

Quem é situação? Quem é oposição?

Os vereadores de "situação" criticam a Prefeitura. Os de "oposição" elogiam. Não vejo nenhum político tomar uma decisão e sair de cima do muro.

O que está acontecendo politicamente com Petrópolis?

Além de não termos novas lideranças, os representantes do povo parecem que estão em estado letárgico.

Estamos vivendo momentos delicados e Petrópolis precisa do nosso trabalho, da nossa atitude, do nosso comprometimento.

Posições tem que ser tomadas. Muito tempo está sendo perdido.

As horas voltam, mas os minutos são outros.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Todos juntos para melhorar

O Juiz da Infância e da Adolescência intimou a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa para explicar o porquê da falta de pediatras nos hospitais. As defensoras públicas, Andréa Carius de Sá e Marília Pimenta denunciaram a falta de médicos numa ação civil pública na terça-feira.Os funcionários da saúde estão fazendo uma manifestação pacífica contra a falta de reajuste salarial. A comissão da saúde da Câmara Municipal está se envolvendo. A secretária de Saúde está buscando alternativas para dias melhores.

Cada um fazendo o que pode para melhorarmos a saúde no município. Só falar de dívidas não resolve.

Vamos acompanhar.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Leonardo Boff


Ontem tive a oportunidade de estar com Leonardo Boff, figura reconhecida internacionalmente pelas idéias e ideais que defende. Como é bom saber que uma personalidade como Boff reside em nossa cidade. Pessoas e entidades do mundo inteiro o chamam para ministrar palestras e proferir exposições.

"Quero ajudar mais a cidade", exclamou Leonardo em conversa informal em Araras, onde reside no meio da mata atlântica cercado de belezas naturais por todos os lados.

Em uma visita que fizemos ontem, ele nos informou que adora Petrópolis e que tem se preocupado muito com os jovens que estão presos ao consumo de drogas. "Quero falar para os jovens e orientá-los a caminhos de elevação. Muitos estão se perdendo", afirmou o escritor e teólogo voltando o pensamento a Deus representado nos seu olhar por árvores, flores e plantas que adornavam a paisagem.


Leonardo Boff está aqui, do nosso lado. Temos que aproveitar mais esta figura que tanto tem para nos ensinar.

Um presente para mim ter conhecido e passado momentos com este ser que tem uma visão muito mais ampla e racional da vida.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Eternos pedintes

Hoje o nosso comentário tem a ver com assistencialismo. Quantos políticos gostam de manter esta relação promíscua e se beneficiam com esta prática sórdida. Quantas pessoas também se "enconstam" nestas possibilidades e não querem outra vida, porque acabam se habituando com esta prática. Não estou falando da ajuda e da filantropia, estou me referindo aos trabalhos que oneram os cofres públicos e encostam as pessoas nas portas dos bares ou algo assim.

Vamos lutar contra isso e pensar em dias melhores, sem esmolas ou comprometimentos políticos que não engrandecem.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Saúde

Preocupado com a situação da saúde no município fui ontem a Câmara dos vereadores e conversei com os representantes do Conselho Municipal de Saúde, vereadores MÁrcio Muniz (PSC), Samir Yarak (PSC) e João Tobias (PPS).

Discutimos alguns assuntos de interesse da população e observei uma verdadeira preocupação e vontade de ajudar dos três membros.

Estamos em um momento que precisamos unir forças para lutar contra este estado precário da saúde. Acredito que a secretária Aparecida Barbosa não está medindo esforços e que o prefeito também está tentando fazer a parte dele.

A situação no município no meu entender não está progredindo favoravelmente. Está na hora de agirmos, passou da hora.

Convidamos os três vereadores para um programa especial na semana que vem sobre a saúde no nosso município. Convidaremos também a secretária de Saúde e vamos discutir os problemas na área de saúde no nosso município.

O programa a princípio está marcado para quinta-feira dia 20.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quando alguém vai pensar Petrópolis do jeito que a nossa cidade merece?

Todos nós temos por hábito falar que Petrópolis é uma cidade turística. Ouvimos que a nossa cidade recebe sempre um bom número de turistas e que muita coisa tem que ser feita para que o turista fique por aqui.

Como é pequena a visão de nossos governantes quando o assunto é turismo. Só projetos pequenos, para um público pequeno. Não vejo em momento algum, nossos governantes falarem em trazer turistas estrangeiros para cá. Não vejo gestão que tenha um planejamento para colocar Petrópolis no cenário turístico internacional.

Ficar só fazendo feijão com arroz não dá. Precisamos mudar esta concepção arcaica que só consegue enxergar o próprio umbigo e s próprios interesses.

Quando alguém vai pensar Petrópolis do jeito que a nossa cidade merece?

sábado, 8 de agosto de 2009

Estamos de plantão

Boletim Gripe A

A Secretaria de Saúde de Petrópólis, através da Assessoria de Comunicação Social, informa que subiu para 92 o número de casos suspeitos de gripe A, sendo 13 de pessoas de fora do município e 79 de Petrópolis. São 20 gestantes, 11 crianças, 27 pessoas continuam internadas em quarto comum, sete estão no CTI e os óbitos se mantém (4). Foram 23 pessoas que receberam alta.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

"Enterro dos ossos" e 10 mil visitas

Ainda estamos em ritmo de comemoração pelos dois anos de atividades do Cidade Comunidade. Quero mais uma vez agradecer a todos os que estiveram presentes no nosso estúdio e a todos que acompanham nosso trabalho.
Quero também agradecer as 10 mil visitas no nosso blog.
Tomara que a felicidade que estou sentindo seja multiplicada para os corações amáveis que acompanham nossos trabalhos.
muito obrigado.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

10 mil visitas

Gente, muito obrigado por 10 mil visitas neste blog. Hoje é mesmo dia de agradecimentos.
Deus esteja sempre com todos.

2 Anos de Cidade Comunidade

Hoje é dia de agradecimentos a todos aqueles que acompanham nosso trabalho na TV Cidade Imperial. O Cidade Comunidade está completando 2 anos no ar.

Estamos muito felizes em poder contribuir um pouco com o nosso trabalho, para que a cidade seja melhor.

Agradecemos imensamente a Deus a oportunidade e também a todos aqueles que acreditam na nossa proposta.

Obrigado também a direção da TV, Marcos Falconi e Bete de Oliveira por nos proporcionar condições para a realização deste programa.

Quero agradecer também a todos os que fazem o programa junto conosco: Luciano Peroni, Diego Silva, Daniel, Pedro, Simone Gonçalves e aqueles também que já passaram por aqui.

Um obrigado especial para a excelente Daniele Moreira, que pra mim é a melhor apresentadora da TV petropolitana (não deixem ela ler isso, mas acho que uma das melhores do Brasil)

Neste aniversário de 2 anos só temos que agradecer.

Ofereço esta postagem no blog e o programa de hoje a minha querida mãe "dona Lea" que fisicamente não está mais entre nós, mas tenho certeza está vibrando conosco e também a minha querida vovó Catarina.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Super Homem

Quero hoje falar sobre um exemplo de fé e determinação. De amor à vida.
Há muitos anos o vice-presidente da República José Alencar vem lutando pela vida e contra um câncer. Impressionante a energia positiva deste homem, que fé, que exemplo a ser seguido.

O vice-presidente José Alencar recebeu alta ontem do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde, há dez dias, foi submetido a uma nova cirurgia para tratar o câncer que sofre há 12 anos. Ele não desiste e vai viajar imediatamente aos Estados Unidos para continuar com o tratamento.
Alencar, de 77 anos, se submeteu em 24 de julho a uma colostomia, que é um processo fisica, psicológica e mentalmente muito doloroso. Foi a 15ª operação pela qual passou desde 1997, quando foi diagnosticado com um câncer na região abdominal.

E o Super Homem afirmou o seguinte:"Vou dar continuidade a esse tratamento experimental, do qual sou um dos voluntários, que desenvolve um novo remédio via oral na luta contra o câncer".

E lá vai ele para Houston nos Estados Unidos ganhando mais um round na luta contra a doença.

E a gente reclama de qualquer dorzinha...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Petrópolis ganha UPA

O "prefeito da Saúde" enfim nos transmite uma boa notícia. Petrópolis vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento. Segundo informações de algumas fontes esta UPA vai se localizar na Castelânea.

Pra quem queria ser o prefeito da Saúde esta notícia veio em boa hora. Muitos problemas estão por serem resolvidos na área da saúde e sabemos que a situação está difícil. Quem sabe esta informação não seja um primeiro passo para dias melhores. Precisamos urgentemente de melhoras na saúde em nosso município.

Aqui, alguns dados sobre a notícia:

A implantação da primeira UPA de Petrópolis vai aliviar a demanda nas emergências no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, Pronto Socorro Leônidas Sampaio e Hospital Alcides Carneiro.

“Só para se ter uma idéia, em média, são feitos 300 atendimentos de emergência no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp. NA última semana, com o grande número de pessoas gripadas em Petrópolis e com o medo de que essa gripe viesse a ser suína, mais de 700 pessoas foram atendidas no hospital, em um só dia. Com a UPA, que será construída totalmente com verba federal e terá custeio dividido entre os governos federal e estadual, teremos condições de ampliar o atendimento de urgência e emergência, prestar um atendimento básico de saúde de qualidade, e também de melhorar o atendimento da população em nossos hospitais. Com a UPA, poderemos cuidar melhor da gestão da saúde no município”, declarou o prefeito.

Na semana passada, o prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa visitaram alguns terrenos na cidade para instalação da Unidade de Pronto Atendimento em Petrópolis. Dentre os terrenos visitados, os aprovados pelo prefeito e com melhores áreas para a instalação da UPA ficam nos bairros Castelânea, Quissamã e Quitandinha.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é um estabelecimento de Saúde de complexidade intermediária, entre as unidade básicas de Saúde que são os Postos de Saúde da Família (PSFs) e a Rede Hospitalar.
Cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é composta de consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de análises clínicas e serviços de radioterapia.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Entulho, uma questão de consciência

Neste domingo pela manhã me deparei com uma cena que não gostaria de ter assistido. Próximo a minha casa um rapaz jogava tranquilamente o entulho da obra feita por ele nas proximidades de uma lixeira. Abordei o cidadão e com educação o orientei que a Comdep tinha um número de telefone à disposição para fazer o recolhimento daquele material (2243-7822). A resposta foi enfática e me deixou, confesso, um pouco triste:

- Tá, eu sei. Mas vou colocar aqui porque eles vem e pegam do mesmo jeito.

Absoluta falta de consciência. Se queremos viver numa cidade melhor, temos que fazer a nossa parte.
Reclamar dos órgãos públicos, no meu entender, é para quem cumpre com as obrigações.

Tem gente que só quer saber de si próprio. O resto é o resto....

sábado, 1 de agosto de 2009

novos dados sobre a gripe suína

Dados da Prefeitura que chegaram agora:

24 PESSOAS MONITORADAS EM PETRÓPOLIS

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrópolis informa que hoje, dia 1 de agosto, a Secretaria de Saúde do município está monitorando 24 pessoas suspeitas de terem contraído o vírus H1N1. Todas estão hospitalizadas, já recebendo a medicação adequada e tiveram material recolhido para que o teste seja realizado pela Fiocruz.

A Secretaria esclarece que, até o momento, nenhum caso de Gripe A foi confirmada no município, mas todas as medidas necessárias já foram tomadas, como o adiamento das aulas na rede pública e particular (apenas as universidades) para o dia 10 de agosto.A Secretaria de Saúde também atuará com a montagem de tendas informativas, com amplo material de divulgação (folhetos explicativos) para que a população tenha todo o conhecimento sobre as medidas de prevenção.