sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cenário político para 2010

Este ano é um ano de eleições e de decisões políticas. Acredito que a Câmara Municipal vai parar com o discurso coletivo de apoio ao prefeito e vai tomar posicionamentos diferentes de 2009, afinal este ano tem eleições.

São 15 vereadores e o chefe do Executivo precisa ter habilidades políticas para não tornar a cidade mais difícil de governar sem o apoio da maioria dos vereadores.

São 7 partidos com representatividade no Legislativo.

No meu entender o PSB fará oposição ao governo Mustrangi este ano por representar interesses contrários ao do Governo. O PSC, que tentou ajudar no início inclusive se oferecendo para assumir a secretaria de Saúde, agora está esperando o posicionamento do "cacique" Hugo Leal para tomar um posicionamento, mas levando em consideração as características dos dois vereadores, o caminho do PSC também é de oposição ao governo ou vai ficar em cima do muro.

Com isso teríamos 6 vereadores em uma suposta oposição.

Sustentando a base governista temos 2 vereadores do PPS e considero que o PSDC, o PV e o PDT também vão compor esta base.

Isto significa 6 vereadores na suposta situação.

O PMDB, um dos partidos mais fortes de Petrópolis, mesmo com problemas internos que estão sendo sanados, na minha opinião será o fiel da balança em termos políticos em 2010.

Os 3 vereadores deste partido talvez serão os que farão a diferença entre a possibilidade de um governo mais tranquilo ou a briga para se aprovar projetos na Câmara Municipal.

Claro que esta é uma simples reflexão pessoal e na política partidária tudo pode mudar.

Um comentário:

  1. Um bando de gente inexpressiva que só ganha eleição por causa de coisas feitas próximo às eleições nos clubes, centros sociais, consultórios, igrejas etc.

    O que acontecer politicamente eles só vão estar pensando neles próprios, nunca na população petropolitana.

    Mesmo assim valeu Roberto

    ResponderExcluir