segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tristeza

Neste final de semana pude presenciar cenas muito tristes principalmente em Itaipava devido a um show realizado no sábado. Menores completamente bêbados e alguns drogados antes do início do show. Eles estavam chegando completamente fora de si. Praticamente crianças, 12,13, 14 anos e levados a inconsciência por bebida ou drogas piores.

Irresponsabilidade dos adolescentes, falta de família e disciplina dos pais, falta de vigilância, de fiscalização e muito mais.

Tudo isso somado fez um quadro triste para uma noite de alegria.

10 comentários:

  1. Tudo o que você diz é fruto das leis de nosso pais o jovem hoje pode matar, roubar, se drogar e fazer o que bem entende pois as leis os protege.
    É só diminuir a maioridade que os jovens vão pensar antes de cometer as barbaridades que vem cometendo.

    ResponderExcluir
  2. Reflexo de excesso de liberdade qu alguns pais vem dando aos seus filhos, transferindo a responsabilidade de guarda a terceiros, seja por um órgão administrativo [Conselho Tutelar], quer pela atuação do judiciário [Comissãrio de Menores].
    Mas nesses eventos normalmente encontramos tais representantes para prevenir tais atos e fazer os encaminhamentos devidos.

    ResponderExcluir
  3. Estou assitindo o programa. Só que quero avisar, que não é só na Ivete, mas em varios eventos na cidade, Boates ,sou promotora de eventos e faço divulgação na rua e vejo o estado desses jovens... Os responsáveis tem q estar de olho nessa turma...
    Pois os orgão públicos nem ligam para esse problema.
    Abraço!!!
    Carla Karl

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que é pior? A maioria dos jovens sabe que as drogas são maléficas, mas mesmo assim, optam por elas; seja para se ajustar ao grupo, por curiosidade ou fraqueza. Nem sequer pensam que podem se tornar viciados.
    Acho, de verdade, que a família tem um grande papel na vida de qualquer pessoa. Uma boa conversa, a repressão na medida certa, até as chineladas ( maneira mais tradicional de lidar com o problema),podem resolver. Os pais devem procurar saber dos amigos dos seus filhos, onde vai e com quem, do que gosta e não gosta, enfim, devem conversar muito com os filhos e conhecê-los, para assim poder diagnosticar o problema se caso vir a acontecer.. Algumas incertas também podem resolver.
    Não adianta culpar os outros se não cumprimos com a nossa parte como pais.

    ResponderExcluir
  5. E vc tb está convidadp pra Petrô copa no Petrô!!!
    rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Cadê a criança bem criada??
    Está se tornando raro!!
    Alguns pais hoje em dia não se preocupam com os filhos, não se criam filhos como antes. Aliás tem muitos pais por aí que precisam ainda de criação. São imaturos e despreparados para essa reponsabilidade. Falta carinho, amor e maturidade. Filho é para sempre, responsabilidade para sempre e todos os pais deverão dar exemplos aos filhos. Além disso, os jovens hoje são precoces e isso é um fator que pode ser creditado a facilidade em que eles tem acesso ao que " NÃO PRESTA" nesse mundo que nos provoca às vezes medo. Desejo sempre que essas cenas que o Roberto presenciou se tornem bastantes remotas em nossa sociedade.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Tempos de profundo tédio.
    Das famílias, e começa daí.
    Quem não pode ser entediado, é quem recebe para fiscalizar, punir famílias, responsabilizando-as e encaminhando os jovens para tratamento.
    De novo: Cadê o MP?
    Cadê o Conselho Tutelar - que sabe encaminhar para neurologistas os mesmos jovens que vêem das escolas com rótulos: TDA, Hiperatividade e por aí.
    Tarja preta neles. Acontece mais do que pensamos.EM CRIANÇAS.
    Para quê as orientadoras das escolas fizeram curso?
    Para rotular o que não conseguem e nem se esforçam prá compreender.
    Que esta geração, de uma cultura visual, não se adapta a um sistema de desensino que é meramente decoreba.
    A capacidade para a criatividade está longe de ser interesse dos educadores.
    Se nem estes têm a sensibilidade ou criatividade, vão tirar leite das pedras?
    Práticas libertadoras, como as artes e ofícios, o esporte, passam longe das escolas públicas, das igrejas de denominação cristã,das ongs "humanitárias", das associações de moradores, de todos.
    Na verdade, estamos lidando com consequências.
    Tarja preta é mais fácil do que encaminhar para as medicinas alternativas, ou práticas de yoga, taichi, mais baratas do que construir praças nos bairros todos com pista de skate, com quadras.
    Tudo o que é tédio é aquilo que nossos avós falavam: mente vazia é oficina do diabo.
    Respeito os educadores, os médicos, mas falta inteligência para lidar com as causas.
    E isso independe de classe social.
    Tristes tempos.
    A falta de ideologia e de idéias faz o tédio e o vício.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Onde está o Conselho Tutelar da cidade e o dr. Alexandre??

    ResponderExcluir
  9. Olá Roberto. Assisti ao programa na segunda e me surpreendi pois voces comentaram a mesma coisa que uma amigo meu que foi ao show. Ele estava horrorizado com a quantidade de crianças bêbedas(drogadas) que ele encontrou. Este amigo tem 25 anos, é uma pessoa que trabalha bastante, já tem uma faculdade e está fazendo outra. Quer dizer, é uma pessoa jovem que tem objetivos claros na vida. Eu tenho 30 anos, não me considero velha, trabalho e estudo, estou sempre em busca da felicidade (como todos nós). O que nos difere destas crianças/ adolescentes na questão do consumo de drogas? Acredito que tenha sido o carinho e a atenção que nossos pais passaram para nós. Onde há respeito mútuo e verdade, não há espaço para desilusão e drogas. Sinto muita pena dos jovens (crianças) de hoje, pois sinto que faltam diversas coisas. Inclusive acredito que colocar a culpa em órgãos públicos, é um dos nossos maiores problemas, pois colocamos este tipo de necessidade (a do amor) para entidades que são fiscalizadoras e punitivas.
    Tenho ainda que acrescentar que a falta, ou desmazelo em relação ao seu próprio corpo, o abuso de substâncias nocivas e até mesmo como o colega acima colocou o tédio destes dias podem e acabam levando a esta situação.
    É lamentável, não acho que o poder público deva só fiscalizar, precisamos dar opções saudáveis de lazer atodos os jovens. Políticas públicas que integrem as famílias, atividades mais baratas e convidativas para os idosos e para os mais jovens. Ampliar o conceito de reponsabilização pelos atos cometidos. Ou seja, uma série de medidas que devem envolver toda a sociedade.
    Obrigada pelo espaço.
    Talita Figueiredo
    Assistente Social

    ResponderExcluir
  10. Quando os pais passam o tempo livre dentro de um bar, estão dano exemplos... quano os pais se esquivam da conversa franca, da responsabilidade e deixam a mídia e os "amigos" adotarem seus filhos, dá nisso.
    16hs, adolescentes de 15/16 anos viravam uma garrafa de absyntho em Cascatinha, diveros menores compravam conhaque, vodka e cerveja em supermercados em outro bairro... sem lei, sem família presente, sem orientação, sem perspectivas, nossa juventude caminha dia após dia para um buraco sem fim, para o fundo do poço, deixando marcas doloridas em nossa sociedade. SÓ JESUS NA CAUSA, ROBERTO!

    ResponderExcluir