terça-feira, 4 de agosto de 2009

Petrópolis ganha UPA

O "prefeito da Saúde" enfim nos transmite uma boa notícia. Petrópolis vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento. Segundo informações de algumas fontes esta UPA vai se localizar na Castelânea.

Pra quem queria ser o prefeito da Saúde esta notícia veio em boa hora. Muitos problemas estão por serem resolvidos na área da saúde e sabemos que a situação está difícil. Quem sabe esta informação não seja um primeiro passo para dias melhores. Precisamos urgentemente de melhoras na saúde em nosso município.

Aqui, alguns dados sobre a notícia:

A implantação da primeira UPA de Petrópolis vai aliviar a demanda nas emergências no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, Pronto Socorro Leônidas Sampaio e Hospital Alcides Carneiro.

“Só para se ter uma idéia, em média, são feitos 300 atendimentos de emergência no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp. NA última semana, com o grande número de pessoas gripadas em Petrópolis e com o medo de que essa gripe viesse a ser suína, mais de 700 pessoas foram atendidas no hospital, em um só dia. Com a UPA, que será construída totalmente com verba federal e terá custeio dividido entre os governos federal e estadual, teremos condições de ampliar o atendimento de urgência e emergência, prestar um atendimento básico de saúde de qualidade, e também de melhorar o atendimento da população em nossos hospitais. Com a UPA, poderemos cuidar melhor da gestão da saúde no município”, declarou o prefeito.

Na semana passada, o prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa visitaram alguns terrenos na cidade para instalação da Unidade de Pronto Atendimento em Petrópolis. Dentre os terrenos visitados, os aprovados pelo prefeito e com melhores áreas para a instalação da UPA ficam nos bairros Castelânea, Quissamã e Quitandinha.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é um estabelecimento de Saúde de complexidade intermediária, entre as unidade básicas de Saúde que são os Postos de Saúde da Família (PSFs) e a Rede Hospitalar.
Cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é composta de consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de análises clínicas e serviços de radioterapia.

3 comentários:

  1. Enfim uma boa noticia para a nossa cidade.
    Só espero que essa UPA não demore até o fim do mandato do nosso prefeito para ser construída.
    Vamos aguardar =)

    ResponderExcluir
  2. Falando em UPA, fico feliz, mas quero ver funcionando.
    O prefeito falou que teria tendas explicando e atendendo a população a propósito da Gripe A, mas demorou a colocar (já colocou?).
    Contudo, é muito bom perceber as atitudes sendo tomadas. Prefeitura itinerante em um bairro grande e carente...Mas não pode parar por aí, pois há outras comunidades carentes em Petrópolis.
    Estamos de olho no senhor!
    Abraços
    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Falando em upa gostaria de dizer que o assunto no pronto socorro do alto da serra é que se for contruida na castelanea, os funcionarios seram transferido para o Nelson de sá earp, desativando assim o pronto socorro do alto da serra.
    quero deixar aqui a minha indignação pois moro no alto da serra e sempre fui bem atendimendo no ps, acho que o prefeito deveria deixar de ouvir essa sugestão de tranferencia de funcionario e ouvir a população que gosta do atendimento e dos profissionais que trabalham no ps, vc memso ja elogiou o ps do alto da serra que atende muita gente diariamente, acho que deveria sim colocar ortopedia 12 h dia e um laboratorio. O outro ps é muito ruim, ja fui la e sempre fui maltratado.

    ResponderExcluir