quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mudança de atitudes

Hoje quero "filosofar" um ouco sobre como podemos mudar muita coisa que não estamos gostando. Pensamentos que se modificam, atos diferentes para resultados mais positivo. Plantação e colheita. Fci oimaginando o dom que temos de escrever uma história diferente, de organizar a vida com propostas mais elevadas e com comprometimentos mais sublimes.
Meus amigos: somos donos do Universo, herdeiros de Deus.
Se você não está satisfeito com algo, mude. Se alguma coisa te aborrece, resolva. Se o resultado não é positivo, transforme. Masnão deixe para amanhã ou para outra pessoa fazer.

Nós somos hoje o resultado do que pantamos ontem e seremos amanhã o somatório do que estamos fazendo com o nosso tempo hoje.

//lembre-se: as horas voltam...mas os minutos são outros.

Um comentário:

  1. Prezado Roberto,

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo Blog.
    É realmente uma ótima iniciativa, permitindo aos petropolitanos mais uma forma de ficar a par dos acontecimentos da cidade.
    Falando um pouco acerca do post, tenho que dizer que concordo plenamente com a sua postura e é por isso que eu e mais alguns professores nos organizamos para reinvindicar as nossas vagas no magistério público de Petrópolis.
    Digo isso porque fizemos um concurso em 2005 para o magistério, na área de História, e até o momento somente 9 (nove) candidatos foram chamados, embora saibamos da grande carência de profissionais na rede.
    Essa carência se comprova pela grande oferta de horas extra e vagas de RTI (regime de trabalho integral) em diversas unidades escolares.
    Contudo, a grande questão que nos motivou a mover uma ação junto ao MP foi o fato de termos sido informados de que há pessoas sem o título de Licenciatura Plena em História ministrando aulas para as crianças da nossa cidade.
    Não entendo a razão para preterir 23 profissionais formados e aprovados em concurso, enquanto vagas em escolas Municipais são distribuidas à profissionais sem a titulação necessária, destinadas a horas extra e RTI.
    Ficamos sabendo dessa irregularidade esse ano e tentamos agendar um horário com a Sra Sandra. Sem sucesso!
    Sendo assim, entramos com uma ação no MPE para buscar a regularização dessa situação, afinal deixar nossas crianças sendo assistidas por profissionais não capacitados é, no mínimo, uma irresponsabilidade.
    Se fosse exemplificar a situação que estou descrevendo, diria o seguinte: Seu filho está doente. Você deixaria que um advogado o medicasse?
    É isso que está acontecendo em algumas unidades escolares do Município de Petrópolis.
    Pessoas que não são formadas em História estão ministrando aulas para as crianças.
    Acobertar esse tipo de atividade contribui para a desvalorização e banalização do trabalho exercido pelos professores.
    O que quero dizer é que esse tipo de atividade ajuda na criação de uma idéia, no imaginário coletivo da sociedade, que qualquer um pode chegar em uma sala de aula e conduzir o processo educacional de 30, 40 crianças.
    Que espécie de cidadãos estarão sendo formados sob essa tutela?
    Cabe ressaltar que as primeiras noções de História, cultura e cidadania são ensinadas,na escola, por Historiadores que se dedicaram por muitos anos em estudar e desenvolver métodos para, junto com os alunos, construir o conhecimento e noções de cidadania de forma sólida, e não simplesmente mandá-las ler um trecho de um livro didático e decorá-lo para uma prova tornando o conhecimento abstrato e superficial.
    A formação de cidadãos conscientes e ativos começa na infância.
    Contudo, o que importa agora é que a denúncia foi feita e o MP está cuidando do assunto, mas, como leitor assíduo do seu Blog, nao poderia deixar de expor minha opinião acerca dessa questão.
    Um grande abraço e obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir