segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Falta de médicos

Esta foi a notícia que me surpreendeu ontem na Tribuna de Petrópolis:

"Faltou médico nos dois prontos-socorros - Revolta e indignação. Esse era o sentimento de quem procurou sábado o Pronto Socorro Nelson de Sá Earp e Alto da Serra. A prova do caos que se instalou na saúde do município mais uma vez foi exposta pela falta de médicos, desta vez nas duas únicas unidades de pronto atendimento responsáveis pelo primeiro distrito. As pessoas que chegavam em ambos os locais estavam sendo encaminhadas para o Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas, mas muitos não tinham condições de se deslocar.


Eu não sou médico, mas vou ser o prefeito da saúde. Esta era a frase que o então candidato Paulo Mustrangi usava para atrair votos. Depois de um ano de governo ainda estamos convivendo com este tipo de problema. Chega o fim de semana e não há médicos nos plantões dos prontos-socorros. Não é a primeira vez que isto acontece e este fator gera constrangimento à população.

Sabemos que a condição da Saúde precisa de cuidados especiais, mas é o cúmulo do absurdo as duas unidades não terem médicos de plantão.

Sei que as alegações vão acontecer, mas nada pode explicar alguém não ser atendido na urgência e emergência de um PS.

Mas Roberto, o pessoal foi deslocado para outra unidade e o atendimento foi realizado. E eu pergunto, e isso é normal?

Coloque-se nesta situação.

5 comentários:

  1. Olá Roberto,
    Ficam as perguntas:
    Onde estão os médicos?
    Por que não houve contrato no início do ano de 2009?
    Este ano era para estarmos pensando em concurso e não em contrato. Contrato é medida emergencial. Há muito tempo estamos em estado de emergência no campo da saúde.
    Pois bem, há planos para concurso este semestre?
    Temos aí uma faculdade de Medicina que é referência no estado. Vem alunos de vários municípios e muitos vêm de Minas Gerais estudar aqui. Estes profissionais fazem seu treinamento aqui em Petrópolis. Por que não buscarmos estes profissionais, já que o salário pago não atrai os Médicos mais experientes?
    Chega de perguntas por hoje.
    Vamos cobrar as respostas.
    Abraços
    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. ESPERARAM DAR UM MONTE DE PROBLEMAS PARA REMEDIAR.

    A Prefeitura vai fazer a contratação temporária de médicos para atendimentos de urgência e emergência em regime de plantão nos hospitais municipais e para os Postos de Saúde da Família (PSF). Serão 58 vagas para diversas especialidades médicas.
    Para os setores de urgência e emergência serão chamados 23 médicos clínicos; 11 pediatras; quatro ortopedistas; três psiquiatras; dois infectologistas e dois intensivistas

    O contrato temporário dos profissionais médicos terá duração de seis meses e poderá ser prorrogado uma única vez por igual período. O processo seletivo será feito mediante análise curricular com a discriminação de títulos e experiência profissional.

    As inscrições começam no próximo dia 18 e estarão abertas até o dia 29, das 12h as 17h, na sede da Fundação Municipal de Saúde, que fica localizada na Avenida Presidente Kennedy, 720, Centro.

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberto;

    O nosso prefeito não é médico e muito menos está preparado para ser prefeito.
    Então durante o seu mandato viveremos em total abandono............

    ResponderExcluir
  4. Roberto, Acho no meu entender que vistorias deveriam ser feitas nos finais de semana, para se tomar providências na mesma hora. Mas infelizmente deixam correr frouxo.E também acho uma falta de profissionalismo dos médicos, pois quando fizeram o concurso sabiam muito bem quanto iriam ganhar,sei também que o salário de um medico é muito baixo, pois foram anos de estudos e especialização, mas toda profissão tem seus altos e baixos.Agora deixar a populaçao sem atendimento é uma covardia.Acho que um erro não justifica o outro.Toamara que chegue o dia em que possamos ver vagas da saúde sendo disputadissímas pelos médicos de Petrópolis.

    ResponderExcluir
  5. Somente um esclarecimento, ser médico não é condição si ne qua non, para executar um bom trabalho em saúde pública. Porque se pensa tão somente em medicina curativa e não preventiva. A importãncia da medicina preventiva sempre foi o alvo principal da OMS, numa população carente a medicina preventiva equilibra o ser humano, mental, social e físico. Esta visão leva uma integração entre todas as secretarias, saúde, educação, obras, meio ambiente etc. Isto é saúde pública municipal como atenção primaria á saúde.
    Abraços

    Moira

    ResponderExcluir