quinta-feira, 17 de junho de 2010

Preconceito, atraso moral

Vendo a Copa da África do Sul fico pensnado o quanto ainda estamos atrasados moralmente. Existe uma cidade cdistante da capital que não quer saber de Copa do Mundo e tem um idioma prõprio, moeda prõpria e dizem que não são preconceituosos e não segregam os negros. Vivem em todas distância do resto dos acontecimentos e detalhe, só mortam brancos por lá. Só se pode contratar brancos e pessoas do local e ainda dizem que não segregacionistas.

Por nossa vez, será que o Brasil não é um País preconceituoso? Será que nós estamso tratando todos de maneira igual? Sem distinções de cor da pele, raça, credo ou opção sexual?

Acho que este assunto merece uma reflexão profunda, mas não em relação aos outros, mas principalmente em relação a nós mesmos e onde estamos escondendo nosso preconceito.

Tomara que em nenhum lugar.

3 comentários:

  1. O preconceito é uma doença. Uma doença contagiosa que nasce da intolerância. O intolerante tende a evoluir: no começo ignora e evita o alvo do preconceito, depois segrega, violenta e mata. É uma regressão moral e intelectual.

    ResponderExcluir
  2. Somos sim em maioria um povo que segrega.
    O negro é menos discriminado se estiver conduzindo um carro ou pagando contas.
    O branco é discriminado pelo negro - que pensa que todos os brancos são preconceituosos.
    O evangélico acha que Jesus está só com eles - não fosse o Grande Mestre o Ser mais ecumênico que já pisou nesta terra com majestade e autoridade divinas.
    A opção sexual das pessoas vira piada - como não pudessem os diferentes ( de quem e em quê ?), serem capazes.
    E já que estamos em tempos de confusão, infelizmente o aluno da escola pública é discriminado sim - na escola, na sociedade como um mero filho de famílias assalariadas ou muito pobres.
    Vide o ensino público - é verniz e eles terminam o ensino fundamental sem saberem interpretar um texto. Não terão chance de competir .
    Seria este um sistema de castas embutido numa falsa democracia?
    Não sei.
    A lei do retorno dirá.

    ResponderExcluir