quinta-feira, 7 de maio de 2009

Segurança Pública

A Câmara Municipal promoveu ontem (quinta-feira) uma audiência pública sobre segurança. Estavam presentes ou representadas as maiores autoridades no assunto em âmbito municipal e estadual. Quase todos os que usaram a palavra fizeram menção ao trabalho em conjunto que deve haver entre os órgãos institucionalizados e a população em geral. Também foi mencionada a falta de um Conselho Comunitário Municipal de Segurança, a criação de um disque denúncia em Petrópolis e outros assuntos que afligem o povo e a falta de segurança na cidade.
O grande sabatinado da noite foi o novo comandante do 26 BPM, Coronel Paulo Mousinho, que mencionou as perspectivas para a melhoria do serviço na cidade.
A audiência teve muitos aspectos positivos e vale parabenizar o vereador Bernardo Rossi pela iniciativa. Considero de muita utilidade esta proposta de aglutinar os diversos comandos para deliberarem sobre a segurança pública.
Precisamos de ações imediatas.
O novo comandante da PM tomou algumas medidas que são de bastante valia: os PMs que faziam trabalhos administrativos foram para as ruas, o comandante está reintegrando profissionais que estavam prestando outros serviços, empréstimos estão sendo solicitados ao Governo do Estado para o reparo das viaturas existentes. Além disso, podemos observar uma presença mais constante dos PMs no centro da cidade.
Se você quiser saber mais assista o Cidade Comunidade de hoje. O programa vai ao ar às 13 horas, com reprise as 21 horas e no sábado às 11h30 da manhã.
Ainda voltaremos a este assunto.

Um comentário:

  1. Aumentar o efetivo é bom. Tirar policiais de tarefas administrativas para isso gera alguns problemas:
    1. São policiais que podem ter perdido a forma física e técnica de atuar nas ruas.
    2. Esses policiais tem agora que receber bom treinamento para enfrentar uma situação de crise.

    Para resolver tais situações a melhor resposta é trabalhar estrategicamente. O preparo técnico dos profissionais deve ter um aspecto físico (no sentido de preparo "atlético"), sim.
    PORÉM, deve-se pensar COMO, EM QUE ÁREAS e ELABORAR UM PLANO de ataque à bandidagem. Isso deve ser feito em conjunto com as divisões de INTELIGÊNCIA.

    Abraços

    ResponderExcluir