quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Consumismo

Ontem uma loja de eletro eletrônicos abriu no centro da cidade. Segundo dados mais de 15 mil pessoas estiveram lá para comprar ou visitar a loja.

Fiquei pensando nos verdadeiros valores da vida. Tem gente que ganha pouco e faz prestações em valores maiores do que podem pagar. Acabam se endividando e atrapalhando a vida por causa de um consumismo nem sempre necessário.

Adquirir bens materiais é lícito, mas todos temos que saber até aonde vai a nossa satisfação de compra e o desespero de pagar.

2 comentários:

  1. Em relação a Ampla, Cascatinha, mais precisamente toda Região Boa Vista e Pelegrini estão entregues a própria sorte, os cortes são constantes e não adianta ligar porque não atendem. Onde está o poder das autoridades responsáveis pelo assunto?
    Também o Boa Vista está entregue a traficantes e usuários de drogas, a polícia quando é chamada, milagrosamente todos os envolvidos desaparecem a tempo, até parece que tem alguém da polícia que os avisa. O carro da polícia passa e tudo se normaliza. Eles não respeitam ninguém, e ainda ficam de provocação com a postura se alguém passar muito perto, a rua é estreita e fica difícil passar longe deles. Tem alguém no comando da polícia que pode organizar uma visita a essa comunidade sem que eles sejam avisados com antecedência???

    ResponderExcluir
  2. A sociedade contemporânea está doente. O consumismo nada mais é do que o ser humano consumir em excesso, ou seja, sem ser necessário, somente pelo prazer de comprar e possuir. Devemos diferenciar o consumo do consumismo, a maioria das pessoas não tem esta consciência, tornando-se um problema cada vez mais sério. Precisamos, sim, valorizar o ser, em vez do ter, do querer e do poder, pois podemos consumir o que desejamos, mas dentro de nossas posses e sem nos deixar levar pelo excesso. A própria família também tem sua parcela de culpa, pois além do incentivo ao consumo pelos meios de comunicação social, os pais hoje permitem quase tudo aos filhos, sem qualquer limite. A cura só se dará por uma profunda transformação social e cultural, devemos ensinar nossas crianças desde cedo que o mais importante em suas vidas é o sentimento de amor pelo outro e que nada de material levaremos após a morte.

    ResponderExcluir