segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Honestidade

Nesta última semana do ano vamos começar falando de valores sólidos para a nossa vida. Em dias de tantas notícias sobre escândalos financeiros, descrédito da população em relação aos políticos, falta de conduta moral, ausência de escrúpulos e muitas pessoas querendo levara vantagem em tudo, é bom que falemos da importância da HONESTIDADE em nossa vida.

De tratarmos das situações que envolvem dinheiro, da melhor maneira possível, dando nós o exemplo.

Dinheiro e poder. Dizem que se você quiser conhecer a cerdadeira identidade da pessoa é só dar dinheiro e poder para ela. Mas se ela tem solidificado o verdadeiro sentido da vida, não terá como não ser sobrado pela própria consciência.

Vem de berço, das pequenas coisas do dia-a-dia. De pequenas atitudes que demonstram como vamos agir quando nos grandes casos.

Só tenho certeza que apesar de lutyar contra a maré, vale a pena ser honesto em, todas as circunstâncias. Mesmop que as facilidades sejam muitas e a tentação bata a nossa porta, acredito que ter parâmetros de conduta moral positiva sempre nos levam a resultados satisfatórios.

Mesmo sabendo que muita gente se dá bem financeiramente, acho que o verdadeiro sentido da vida passa inclusive pelo nosso combate a este tipo de situação.

Manter a serenidade e o equilíbrio nos leva a sermos pessoas melhores.

Um comentário:

  1. Nem há o que comentar.
    A serenidade e o equilíbrio faz com que andemos sobre o fio da navalha sem nos cortarmos e sem pendermos prás coisas óbvias que estão na vida, na mídia mas sobretudo na maioria das pessoas.
    Se a cobiça exagerada não estivesse "dentro", não nos entregaríamos a ela.
    Assim, a técnica da psicologia tibetana, que é "combater com os contrários" - tipo:
    Cobiça - pensemos e sintamos a simplicidade.
    Inveja - tentemos ficar contentes com o bem do outro.
    Preguiça - experimentemos a lei do maior esforço. A vigilância.
    Orgulho - lembremos que 1 vírus que nem vemos pode nos destruir em horas, dias e nos "humildemos"diante da pedagogia da vida.
    Gula - que nos satisfaça o necessário.
    Luxúria - que possamos manter o mínimo de inocência ( não estou falando de abstinência).
    Ira - que tenhamos a capacidade de nos colocar no lugar do outro.
    É prá santos? É.
    Mas etimològicamente, a palavra "santo" tem raíz na palavra "separado". Isto significa: não sejamos tão comuns, tão correntes e tão óbvios diante de todo tipo de augrura ( até as que parecem não ser uma augrura).
    E continuemos a nadar contra a corrente.
    Fazes isso muito bem, Roberto.
    Seja abençoado.

    ResponderExcluir