segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Temporal faz estragos

nota da prefeitura:

Uma forte chuva registrada na tarde desta segunda-feira alagou diversos pontos do primeiro distrito. O rio Piabanha transbordou e alagou toda região do Bingen. Várias ruas dos bairros Castrioto, Mosela, Bataillhard foram descalçadas impedindo de moradores e veículos. Uma cratera se abriu na Rua Candido Portinari, fato que impossibilitou todo o trânsito no local. Na Rua Henrique Schmidt, Bairro Castrioto (parte alta da servidão), nove casas estão em risco, sendo que duas foram atingidas por um deslizamento de terra. Um dos imóveis ficou completamente destruído. Um menino de 10 anos foi soterrado, mas foi resgatado com vida por homens do Corpo de Bombeiros.

Na Rua Professor Stroller, no Quarteirão Brasileiro, um outro garoto de 11 anos também foi retirado dos escombros de uma casa com vida e levado para Hospital Nelson Sá Earp (HMNSE) e transferido logo em seguida para o Hospital Santa Teresa, que ainda não informou o estado de saúde da criança. O pai do garoto sofreu ferimentos leves e já foi medicado.

2 comentários:

  1. Olá Roberto e telespectadores a chuva aqui no bingen realmente foi assustadora!!
    Eu não pude registrar o auge da chuva pq minha camera estava na casa da minha madrinha mas ela registrou um pouco, afinal eu estava ilhada dentro de casa :s Assim que puder estarei passando as fotos pra divulgar os estragos. Em falar em estragos as pontes do bingen foram arrastadas e levadas com a tromba d'agua.
    A agua invadiu a concessionária da Pegout, e mt's estabelecimentos :S
    Espero que este momento ruim não se repita no ano novo, que fique com os outros acontecimentos ruins deste ano velho !!

    Vamos rezar que acabemos com o aquecimento global antes que ele acabe com a gente!!!

    abraços Thais F Torres - bingen

    ResponderExcluir
  2. só rezar não adianta não!!! existem pequenas coisas que podem ser feitas para amenizar esses problemas! Um dos exemplos que deveriam ser feitos
    e que ninguém se dá conta é parar de cimentar e impermeabilizar cada pedacinho de solo. O ciclo da água se dá pela seguinte maneira: uma parte se infiltra, outra evapora e a outra por escorrimento(RUNOFF). Portanto, ao cimentarmos nossos terrenos, estamos impedindo que a água se infiltre nos mesmos e vá para galerias pluviais que irão desaguar nos cursos d´água. Esse volume adicional muitas vezes supera o volume calculado para dimensionar as tubulações e somado com entupimento das mesmas, obtem-se o que presenciamos!!! Por isso, não adianta culpar em grande escala o aquecimento global se não fazemos nem as pequenas coisas, que estão ao nosso alcance!

    ResponderExcluir