quarta-feira, 6 de maio de 2009

Conselho tutelar

Me foi questionado sobre o conselho tutelar e os candidatos para a eleição deste ano, que será no próximo dia 17. O cargo é remunerado sim e particularmente não vejo os atuais membros do Conselho terem uma participação efetiva na vida petropolitana. Menores nas ruas, casos de violência, trabalho para menores sem contrapartida. Acho também que o povo petropolitano nem sabe da existência deste órgão e a maioria das pessoas que se candidatam o fazem com boa intenção, mas também querem um salário bom... Não vejo uma mobilização em relação a este assunto e nem a maioria dos postulantes ao Conselho Tutelar lutar pelos interesses propostos pelo órgão, mesmo sem serem efetivos, com cargos.
A eleição é dia 17 e poucos petropolitanos vão votar tenho certeza.
Torço para que quem for eleito faça um trabalho digno e que também participe este trabalho com a população através da imprensa em geral.

3 comentários:

  1. Estava justamente comentando isto com minha esposa dia destes, pela quantidade de candidatos que tem, o salário deve ser muito bom, e com certeza sai do nosso bolso...

    ResponderExcluir
  2. ola Roberto!!!
    me chamo Rodrigo lopes, e no dia 17 ultimo fui eleito conselheiro tutelar de nosso municipio com 580 votos. Quero me colocar a sua disposicao para qualquer coisa, p[ois quero desempenhar um bom papel no conselho e preciso contar com a ajuda de todos os meios de comunicacao de nossa cidade. meu e-mail - rcostalopes@yahoo.com.br tel - 9218-0000.
    Conte comigo, pois conto com voce
    um forte abra;o e sucesso

    ResponderExcluir
  3. É lamentável, quando ouvimos de cidadãos o conceito que os mesmos tem dos Conselhos Tutelares. Saibam, todos que só é possível ser e atuar como conselheiro pessoas que tem como ideologia e nela acredita, que a criança e o adolescente, tem todo o direito, e deve ser cumprido, que o ECA e a Constitução Federal lhes assegura.Ser conselheiro,não é para qualquer pessoa, que pensa que lá é um cabide de emprego!Lidamos, trabalhamos in loco com a podridão do mundo, que muitos querem ignorar a sua existência.Existem dias e dias, que conselheiros após dez,doze horas de trabalho, sem sequer ter tido direito de almoçar, vai para casa, chorando,revoltado,indignado, pelos casos que naquele ou naqueles dias foram atendidos; das averiguações de denúncias e na sua maioria procedentes; nas atitudes que devem ser tomadas visando sempre a proteção da criança e do adolescente, como determina a lei e, que a mesma lei deixa em aberto vários braços de vertentes, sendo o conselheiro ser possuidor de um grande discernimento,para que seja tomada a melhor decisão, que por melhor que seja é sofrida.Trabahamos com a decisão da vida de pessoas, que na sua totalidade nem sequer sabe o real sentido da palavra vida.Perto do que convivemos diariamente, a injustiça social, moral, ética, é quase nada.E, ainda acham que conselheiros tutelares não precisam ter o curso superior! Se com ele, nós precisamos de suporte de instancias superiores, como funciona, os conselhos que não há pessoas com especializações nas diversas áreas que abrangem este trabalho? Quem tem a capacidade embasados em leis, no uso necessário da pedagogia, e outros, para exigir do Poder Público que faça a sua parte? Através de muitas discussões, e muitas em vãs, de politicas públicas, Conselho Tutelar, não deveria existir par muitos Prefeitos e seus referidos vereadores! Nós incomodamos! Nao conseguem nos manipular! Não fazemos política!Só queremos que eles cumpram o que a eles cabem e, isso custa dinheiro. Dinheiro este, que na opinião dos referidos, não valem a pena investir, pois, não aparecem para a próxima campanha eleitoral.Não são obras!É mais, comodo para eles, tirar o filho ou filhos, de uma mãe e de um pai, e colocar em abrigo, do que investir em trabalho para recuperar a família. Lá no abrigo, tá ótimo para eles. Ninguém entra; ninguém sabe o que acontece lá dentro e se sabe não pode divulgar publicamente, porque tudo que envolve a criança e o adolescente é sigiloso. É uma caso para que todos repensem o que há por trás das nossas criança e adolescentes!

    ResponderExcluir