segunda-feira, 22 de março de 2010

Dinheiro jogado fora

Todo ano pagamos um "aluguel" para andarmos com nossos veículos nas ruas. Este imposto-aluguel, o IPVA é um dinheiro jogado fora. Um absurdo porque não vemos retorno em nada: ruas esburacadas, estradas com pedágios caríssimos.

Dependendo do carro você paga dois reais por dia para andar de carro, e o pior sem nenhuma contra partida.

A Constituição Federal estabelece que aos estados compete instituir impostos sobre a propriedade de veículos automotores e cada estado regulamenta como será este imposto, definindo suas alíquotas. A Constituição também estabelece que 50% do total arrecadado pelo estado com o IPVA vai para o município em que o veículo está registrado. Ou seja, grande parte do IPVA na verdade é utizado na manutenção das cidades.

E o que a gente pode ver, pelo menos em Petrópolis, é que a manutenção viária é péssima, nada é feito. Muitos buracos, falta de sinalização, desníveis, tudo de ruim.

Grandes desafios para pneus, suspensão e outras peças do carro que se desgastam com mais frequência, e é claro ninguém paga por isso.

É muito dinheiro jogado fora...

2 comentários:

  1. Caro Roberto.
    Isto realmente não me assusta, o que me espanta é saber que as contas da prefeitura sempre são aprovadas, apesar de termos conhecimento de inumeras irregularidaes.
    ATÉ QUANDO TEREMOS QUE AGUENTAR ISSO????????????
    Um grande abraço, e por favor não desanime nunca, nós petropolitanos contamos com você.
    Fernando
    Mosela

    ResponderExcluir
  2. Roberto Costa Saudações!
    Aqui no Bingem tem uma Clínica Veterinaria que mais parece uma rampa. A frente um matagal e um mal cheiro horivel. Onde está a Anvisa e a saúde Pública que não vê isso?
    Abraços a você e a Daniely e Digam para para a Célia Sena que eu a amo!

    ResponderExcluir