terça-feira, 15 de setembro de 2009

Juntos podemos mais

Quantas pessoas trabalham na assistência aos mais necessitados e não tem ajuda pública. Quantas instituições progridem sem precisar de verba do município. Quantas idéias são colocadas em prática sem que haja subvensão do poder constituído.

Muita gente de ideal trabalha para amenizar sofrimentos, criar espaços e movimentar a cidade de uma forma tal, que seja independente da Prefeitura ou dos órgãos públicos.

Sempre mencionamos isto: Nós juntos podemos fazer muitas coisas. A união faz a força já nos diz o ditado popular. O que nós não estamos acostumados é a comungar ideais. Precisamos unir sempre os nossos esforços em torno de boas idéias, mesmo que estas idéias não sejam nossas.

As grandes mudanças da sociedade foram feitas pelo poder público? ou foram realizadas por pessoas empreendedoras que se uniram a outras em torno da mesma idéia?

3 comentários:

  1. Isso é bem verdade, Roberto.
    O Instituto Yolanda Duarte foi o primeiro a vir à mente. Depois pensei em nossa experiência com os estudantes carentes do PVNC. Logo após, vieram a APAE, Pestalozzi.
    São instituições que funcionam não por pura caridade, mas por que as pessoas acreditam em se doar para receber a "paga" por intermédio da felicidade de uma criança com necessidades especiais, o sorriso de um idoso esquecido pelos parentes, ou um jovem carente que descobre-se gênio em cinema ou em direito. Enfim, podemos tornar a caminhada do semelhante mais humana e cheia de vida e fraternidade.
    Ao multiplicarmos ações deste tipo, as pessoas beneficiadas, na sua maioria, tem condições de multiplicar o amor e revelar quantas experiências de vida e luta.
    O bem gerado pelas ações positivas da sociedade civil organizada serão, oxalá, capazes de sensibilizar ou aplicar uma pressão nos governos para que eles possam entrar neste movimento e verdadeiramente ajudar.
    Enquanto isso não ocorre, as famílias beneficiadas com o tratamento de suas crianças "especiais" seguem bradando para todos o exemplo de profissionais dedicados.
    Alguém já disse que o EXEMPLO não é a melhor forma de ensinar, mas a ÚNICA.
    Porém, vou mais além: as pessoas que fazem o bem devem se conhecer e propagar o trabalho do outro criando uma corrente do bem. Assim, todos ficam sabendo o quanto já é feito para deixar a vida menos impossível de ser levada. O bom exemplo, além de confortar, motiva os mais "saidinhos" a colocar as próprias idéias em prática.
    Finalmente, a comoção causada pela ação destas pessoas fraternas e abnegadas possa sensibilizar uma cidade, estado, país. Tal exemplo mostrará que o caminho para a construção de uma sociedade mais equânime é o trabalho no bem. E onde há o bem, o mal tem chances mais diminutas, pelo menos.
    Agradeço sempre pelo programa Cidade Comunidade e o Blog do Roberto Costa Conversa por dar voz às pessoas que precisam de ajuda e oportunidade às pessoas que podem ajudar.
    Grande abraço,
    Alexandre Freire

    ResponderExcluir
  2. Por pessoas empreendedoras...Pois apesar das leis serem criadas pelos políticos acho que somos nós que realmente podemos mudar algo...
    Construindo assim com ajuda de amigos e conhecidos uma sociedade melhor onde um se importa realmente com o problema do outro, sem talvez "depender" da ajuda do governo,prefeito e outros mais que trabalham visando somente o dinheiro e o seu próprio bem...
    Adoro vcs!!! Beijos Karina(Lanchonete do Paulinho)

    ResponderExcluir
  3. fiquei muito agradecida pela atenção dada ao meu marido no atendimento no pronto socorro do alto da serra.A Dr. Isabel e a Dr. Suelinda foram super solidadarias em me ajudar no tratamento do meu marido que esta com problema renal.Porem fiquei chocada com o descaço da Dr. Conceiçao que ao meu conhecimento fui informada ser diretora de la.Numa quinta feira uma assisti uma discussão dela com o outro medico, alegando que meu marido estava demorando para ir embora e que as macas estavam todas ocupadas que o medico que o atendeu já era para ter mandado todo mundo embora dentro do seu horario de antendimento, visto que ele foi apenas jantar e ela nem se preocupou se a sua dor havia melhorado. Isso é lamentavel! Vê alguns profissionais com tanta má vontade de trabalhar.
    Deixo aqui meu desabafo, mas prefiro não me indenticar pois sempre estou tendo que levá-lo ao pronto socorro.

    ResponderExcluir